Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como:
- Lâminas de bisturi;
- Agulhas;
- Escalpes;
- Ampolas de vidro;
- Lâminas e lamínulas;
- Todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri) e outros similares.
Procedimentos para coleta na Escola de Veterinária
As agulhas descartáveis são desprezadas juntamente com as seringas, sendo proibido reencapá-las ou retirá-las do corpo da seringa. Caixas apropriadas são colocadas em locais estratégicos de fácil acesso para facilitar a segregação. Quando atingidos 2/3 de sua capacidade, sem sobrecarga, devem ser fechadas e acondicionadas em sacos plásticos de cor branca leitosa com simbologia de resíduo infectante.
Ponteiras e pipetas descartáveis podem ser contidas em caixas comuns de papelão ou em garrafas tipo PET, e em seguida acondicionadas em sacos plásticos de cor branca leitosa com simbologia de resíduo infectante.
Os resíduos do Grupo E quando contaminados com agente infectante deverão ser submetidos a tratamento pelos geradores, utilizando-se do processo físico de autoclavação.
Os funcionários da empresa de Higienização (CONSERVO) recolhem os resíduos no local de geração e encaminham-os para o abrigo temporário, onde são diariamente recolhidos pela empresa VIASOLO Engenharia Ambiental S/A.