Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40

Resíduos Comuns

Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares. Exemplos:

  • Papel de uso sanitário e fralda, absorventes higiênicos, peças descartáveis de vestuário, gorros e máscaras descartáveis, resto alimentar de paciente, material utilizado em antissepsia e hemostasia de venóclises, luvas de procedimentos que não entraram em contato com sangue ou líquidos corpóreos, equipo de soro, abaixadores de língua e outros similares não classificados como A1.
  • Sobras de alimentos e do preparo de alimentos.
  • Resto alimentar de refeitório.
  • Resíduos provenientes das áreas administrativas.
  • Resíduos de varrição, flores, podas e jardins.
  • Resíduos de gesso provenientes de assistência à saúde.
  • Forrações de animais de biotérios sem risco biológico associado.

 

Procedimentos para coleta na Escola de Veterinária

O acondicionamento dos resíduos do Grupo D considerados rejeitos (não recicláveis e não constituintes de logística reversa) deve ser feito em sacos plásticos cinzas ou pretos e contidos em lixeiras cinzas, pretas ou marrons. Os resíduos recicláveis devem ser acondicionados em sacos plásticos azuis ou transparentes, ou em caixas de papelão.

Os funcionários da empresa de Higienização (CONSERVO) recolhem os resíduos no local de geração e encaminham-nos para o abrigo temporário. Os resíduos comuns de rejeito são diariamente recolhidos pela empresa TERRAVIVA AMBIENTAL LTDA.

Os resíduos comuns recicláveis, quando devidamente segregados e acondicionados, são destinados à reciclagem e/ou reaproveitamento, sendo adotada no campus a política de coleta seletiva solidária para os resíduos de papel. Para mais detalhes, veja os itens sobre “Coleta Seletiva” e “Logística Reversa” no site.

Saiba mais:

Coleta Seletiva

Logística Reversa

Notícias da GAB-VET

Fique de Olho

Projetos da GAB-VET

Acompanhe a Escola