Castração gratuita
No momento, a Escola não realiza cirurgias de castração gratuitas. A cirurgia de castração é um serviço pago, realizado pelo Hospital Veterinário da UFMG. Dessa forma, é preciso entrar em contato com o Hospital pelo telefone 3409-2000 ou 3409-2276 para obter mais informações sobre os procedimentos necessários para a realização da cirurgia. O Hospital está localizado na Escola de Veterinária da UFMG, campus Pampulha, e funciona de segunda à sexta-feira – 8h às 19h -. atendimento por ordem de chegada, sábado e domingo – 8h às 14h -, atendimento por ordem de chegada.
Obs: Não fazemos orçamentos por telefone.
Sobre a possibilidade de realizar castração de forma gratuita, recomendamos recorrer à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), de acordo com a sua regional. Os contatos são:
(31) 3246-2044 – Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro
(31) 3277-9052 – Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste
(31) 3277-8448 – Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste
(31) 3277-7411/(31) 3277-7413 – Centro de Esterilização de Cães e Gatos Norte
(31) 3277-7576 – Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste
Sobre o Projeto Castração
Atualmente, o Projeto Castração do Hospital Veterinário encontra-se em atividade e atende aproximadamente 600 animais por ano. Os atendimentos das cirurgias de castração são direcionados à animais resgatados, ONGs protetoras de animais e tutores em condição de vulnerabilidade social e econômica, já cadastrados junto à coordenação do projeto. Não há previsão de abertura de vagas para o público geral.
Para mais informações, ver Serviço Social do Hospital.
Interesse em estudar na Escola
O ingresso nos cursos de graduação é feito através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), aberto a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou estudos equivalentes, e prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais informações também podem ser obtidas na página do Colegiado de Graduação em Medicina Veterinária e Colegiado de Graduação em Aquacultura.
Experimentação animal
Sobre o uso de animais em aulas e pesquisas na UFMG, esclarecemos que a UFMG conta com a CEUA (Comissão de Ética no USO de Animais). Essa comissão estabelece normas gerais para a utilização de animais em pesquisa e procedimentos pedagógicos (aulas práticas, treinamentos, etc.). Todas as práticas da Escola de Veterinária seguem os protocolos definidos nessa comissão.
As normas gerais definidas pela CEUA são:
- O uso de animais de experimentação deve estar de acordo com a legislação vigente;
- A pesquisa envolvendo animais de experimentação deve ser aplicável à saúde humana ou animal, ao benefício geral da sociedade e ao avanço do conhecimento científico;
- As condições de vida dos animais devem ser seguras e confortáveis;
- Acesso a cuidados veterinários deve estar disponível em todos os momentos, de maneira que possam ser empregados sempre que for necessário;
- Na medida do possível, procedimentos alternativos que substituam de forma parcial ou completa o uso de animais, tais como modelos matemáticos, simulações em computador e sistemas biológicos in vitro, devem ser utilizados;
- Os animais devem ser cuidadosamente selecionados, de forma a utilizar a espécie e linhagem mais adequadas ao propósito do estudo;
- Delineamentos experimentais apropriados devem ser elaborados com o objetivo de reduzir o número de animais utilizados nos protocolos;
- Todas as etapas do estudo com animais de experimentação devem ser realizadas de maneira a minimizar o desconforto ou dor. Os pesquisadores devem assumir que procedimentos causadores de dor e desconforto em humanos podem induzir respostas semelhantes nos animais de experimentação;
- Os procedimentos cirúrgicos devem ser realizados levando-se em conta as técnicas de anti-sepsia e assepsia e o uso correto de sedativos, anestésicos e analgésicos;
- O uso de agentes paralisantes musculares deve ser evitado. Se necessário, devem ser usados somente em animais devidamente anestesiados;
- Animais submetidos a dor ou desconforto crônicos, que não podem ser avaliados, devem ser sacrificados, utilizando-se procedimentos indolores ou que causem o menor sofrimento possível;
- Procedimentos dolorosos ou eutanásia não devem ser realizados na presença de outros animais;
- Os pesquisadores e todo o pessoal que maneja e utiliza animais devem ser qualificados e treinados regularmente para conduzir os procedimentos;
- Protocolos envolvendo o uso de animais de experimentação devem ser avaliados pela CEUA.
Pedido de divulgação de eventos de universidades privadas, empresas e eventos pagos
De acordo com as normas da UFMG e resolução do Conselho Universitário, não é permitido divulgar material de instituições privadas com fins lucrativos ou material particular. Só é possível divulgar eventos de instituições privadas quando gratuitos ou acadêmicos.
Caso seja um assunto de interesse dos alunos, o diretório acadêmico tem autonomia para divulgar, se acharem pertinente.
Atendimento do Hospital Veterinário
O Hospital Veterinário realiza atendimento em diversas áreas e especialidades. O hospital está localizado na Escola de Veterinária da UFMG, campus Pampulha, e funciona de segunda à sexta-feira – 8h às 19h – atendimento por ordem de chegada, sábado e domingo – 8h às 14h – atendimento por ordem de chegada. No caso de atendimento especializado é necessário agendamento.
Obs: O Hospital não realiza orçamentos por telefone. Atualmente, não há valores diferenciados nos serviços para estudantes da UFMG.
Para mais detalhes, entre em contato com o Hospital pelos números:
(31) 3409 2000
(31) 3409 2276
(31) 3409 2198
(31) 3409 2020
ou via WhatsApp (31) 98511 2198.
Atendimento gratuito e Assistência a animais abandonados ou feridos
O Hospital Veterinário da UFMG não conta com o repasse de verba pública para a realização de atendimentos e, portanto, não realiza atendimento gratuito à população.
No entanto, o HV dispõe de um atendimento diferenciado e com atenção aos tutores que apresentam condições socioeconômicas vulneráveis. Essas pessoas passam pelo atendimento do Setor de Serviço Social, que avalia as possibilidades de atendimento mediante a realidade e o custo do tratamento veterinário. Para mais informações, ver Serviço Social do Hospital.
O HV não dispõe de estrutura e recursos para receber animais resgatados para tratamento e posterior encaminhamento à adoção. O Hospital também não possui vínculo com nenhuma rede de proteção que presta tal serviço. Sendo assim, o HV fornece a assistência necessária, com a concordância do tutor que, ao trazer os animais, se torna legalmente responsável pelos mesmos.
Sugerimos que você procure ONGs que atuam e trabalham pelas causas animais. Agradecemos a compreensão.
Banco de Sangue
O Banco de sangue da Escola de Veterinária da UFMG encontra-se em funcionamento. Contempla pequenos animais: cães e gatos. Busca-se doadores para estabelecer um fluxo contínuo de fornecimento.
Para doar sangue, ligar ou mandar mensagem de WhatsApp para (31) 34092000 ou enviar e-mail para agendamentohv@vet.ufmg.br. Os dias de coleta são terças-feiras e quartas-feiras. O doador receberá um check-up completo sem custo, incluindo exames de sangue para diversas doenças infecciosas.
Para adquirir sangue, ligar para (31) 985112198 e verificar a disponibilidade.
– Bolsa de sangue de cão: R$850,00, podendo parcelar em 3 vezes no cartão.
– Bolsa de sangue de gato: R$950,00, podendo parcelar em 3 vezes no cartão.
– Bolsa de plasma de cão ou gato: R$300,00.
Serviço Social do Hospital
Como é o atendimento do Serviço Social?
O atendimento oferecido pelo Serviço Social do HV-UFMG é realizado pelo assistente social, através de entrevista presencial, análise socioeconômica, análise financeira da conta e acordo quanto à forma de pagamento. Terão acesso ao atendimento os tutores em condição de vulnerabilidade social e econômica, e que tem o seguinte perfil: Possuir renda familiar de até 3 salários mínimos, ou estar inscrito no cadastro Único de beneficiários de Programas Sociais do Governo Federal – CADúnico, ou estar desempregado.
Como ter acesso ao atendimento do Serviço Social?
É necessário que o tutor passe pela consulta médico-veterinária, receba as orientações quanto ao tratamento do paciente e seja encaminhado para fazer as verificações de orçamento e pagamento pela tesouraria; somente após este trâmite será encaminhado ao atendimento do Serviço Social.
Após ser encaminhado, o assistente social realizará a entrevista com o tutor, receberá a documentação pertinente, procederá à análise da condição socioeconômica e verificação das possibilidades de concessão de descontos e forma de pagamento.
Quais são os documentos necessários?
Durante a entrevista com o assistente social deverão ser apresentados um dos seguintes documentos: Folha resumo do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); carteira de trabalho; termo de rescisão contratual; comprovante de benefício social ou contracheque atualizado do grupo familiar.
Atendimento do Serviço Social
O telefone de atendimento do Serviço Social é 3409-2275.
Os horários de atendimento são:
- 2ª feira das 14:00 as 18:00
- 3ª feira das 08:00 as 15:30
- 4ª feira das 08:00 as 15:30
- 5ª feira das 11:00 as 18:00
- 6ª feira das 08:00 as 12:00
Divulgação de ONGs e adoção de animais
Não realizamos divulgação de animais para adoção.
O Hospital Veterinário da UFMG não dispõe de estrutura e recursos para receber animais resgatados para tratamento e posterior encaminhamento à adoção, tampouco possui vínculo com nenhuma rede de proteção que presta tal serviço.
Sugerimos que você entre em contato com o Projeto Adote um Focinho.
Contamos com a sua compreensão.
Divulgação de animal perdido
A Escola de Veterinária e o Hospital Veterinário não dispõem de estrutura para divulgação do grande número de solicitações de desaparecimento de animais que chegam até nós. Sugerimos que você entre em contato com o Projeto Adote um Focinho.
Contamos com a sua compreensão.
Pedidos de ajuda do Hospital
A Escola de Veterinária e o Hospital Veterinário não dispõem de estrutura para divulgação do grande número de solicitações de ajuda financeira a animais que chegam até nós. Contamos com a sua compreensão.
Denúncias e Reclamações sobre a Escola de Veterinária ou Hospital Veterinário
Sobre sua denúncia, esclarecemos que a Escola tem um serviço de Escuta Acadêmica que se encontra à disposição dos alunos para receber demandas e auxiliar na solução de problemas e dificuldades ligados a assuntos pessoais, bem como situações de excepcionalidade associadas a circunstâncias acadêmicas. Para agendar um atendimento na Escuta Acadêmica, entre em contato pelo e-mail: escuta@vet.ufmg.br. Caso você queira formalizar sua denúncia, o canal adequado é a Ouvidoria da UFMG. Na ouvidoria sua reclamação pode ser feita presencialmente, pelo e-mail ouvidoria@ufmg.br ou pelo canal Fala BR. O telefone de contato da Ouvidoria é 3409-6466.
Mais informações sobre a Escuta Acadêmica estão disponíveis neste link:
https://vet.ufmg.br/pagina/escuta-academica/
Mais informações sobre a Ouvidoria estão disponíveis neste link: https://www.ufmg.br/dgi/contato/
Processo de Transferência
A Transferência é a mudança de um estudante de outra Instituição de Ensino Superior para a UFMG, que se dá mediante processo seletivo que utiliza nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para provimento de vagas no primeiro período letivo, de acordo com a Resolução do Cepe e edital específico.
O edital para inscrição e demais informações são divulgados no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG.
Contatos da Comissão Permanente do Vestibular da UFMG (Copeve)
Telefones: (31) 3409-4408 / (31) 3409-4409
E-mail: executivo@copeve.ufmg.br
Diagnóstico à distância
Infelizmente, não é permitido realizar diagnóstico e prognóstico de um caso sem realizar um exame clínico completo e presencial. Para tanto, recomendamos que você traga seu animal ao Hospital Veterinário da Escola.
O hospital está localizado na Escola de Veterinária da UFMG, campus Pampulha, e funciona de segunda à sexta-feira – 8h às 19h – atendimento por ordem de chegada, sábado e domingo – 8h às 14h – atendimento por ordem de chegada.
Ligue para o telefone (31) 3409-2000 ou (31) 3409-2276 para agendar consulta. Não realizamos atendimentos gratuitos e orçamentos via telefone ou Whatsapp.