Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40

Internacionalização

O PPPGCA possui atividades consolidadas de publicação científica internacional de elevado impacto, de interação com grupos de pesquisa de diversos países, do envio de doutorado para realização de parte do projeto de tese no exterior (doutorado sanduíche), de atração de estudantes estrangeiros para a realização de mestrado e doutorado, da formação continuada de seus docentes por meio das atividades pós-doutorais e atuação como professores visitantes em universidades no exterior, bem como recepção de professores visitantes na UFMG. Esse conjunto de atividades propicia aos alunos do Programa uma formação científica ampla, para futura atuação nacional e internacional na produção de novos conhecimentos científicos e tecnológicos.

Entre os anos de 2017 e 2020, a produção bibliográfica em capítulos de livro e artigos em periódicos do PPGCA contou com 78 coautores estrangeiros, filiados a instituições de dezessete diferentes países: Alemanha, Argentina, Áustria, Austrália, Canadá, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Índia, Itália, Japão, Omã, Países Baixos, Reino Unido, Suécia, Suíça, Tailândia e Uruguai. Entre estes, a maior proporção de colaboração foi com pesquisadores dos Estados Unidos, totalizando 54%, seguido de Reino Unido e Tailândia, ambos representando 5,4%. Esses dados refletem a intensa interação entre a comunidade do PPGCA e a comunidade científica internacional.

Neste mesmo período o PPGCA recebeu quinze estudantes estrangeiros, todos oriundo de países latino-americanos, com também enviou 11 estudantes para período de doutorado sanduíche. Atualmente o Programa conta com financiamento diferenciado para envio de estudantes ao exterior, por meio do Programa CAPES Print UFMG.

Os docentes do PPGCA mantêm constantemente diversas interações com grupos de pesquisa em universidades e institutos de pesquisa no exterior, que se materializam por meios de convênios e acordos de cooperação, com instituições como: University of Minnesota, Texas A&M University, University of Veterinary Medicine – Vienna, University of Georgia, Norwegian Veterinary Institute, University of Washington, University of Saskatchewan, Universidad Andrés Bello, Chulalongkorn University, dentre outras.

Diversas dessas atividades de internacionalização são desenvolvidas em ações de longo prazo e estruturantes de cooperação internacional. No link abaixo estão disponíveis maiores detalhes das principais cooperações de longo prazo do PPGCA:

Ações de longo prazo em cooperação internacional – PPGCA

 

Notícias da Pós

Fique de Olho

Atas

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Acompanhe a Escola