Os docentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da Escola de Veterinária da UFMG (EV/UFMG) têm, historicamente, produzido uma vasta quantidade de materiais, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para a solução de problemas locais, regionais, nacionais e internacionais em medicina veterinária. O conhecimento gerado, que é transmitido por meio de produtos técnicos e tecnológicos, tem contribuído para a transformação intelectual e material da sociedade.
O PPGCA tem, desde a sua criação em 1968, contribuído com a produção de dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos científicos, comunicações e relatos de casos, além de produzir livros didáticos, cadernos e manuais técnicos, matérias de divulgação em diferentes mídias e organização de eventos, dentre outros.
Durante o quadriênio 2021 a 2024, o PPGCA gerou 2.157 produtos, abordando todas as áreas de concentração e envolvendo todo o corpo docente do Programa. Desta produção total do PPGCA no quadriênio, entre 26,8 e 32,2%, dependendo do ano, correspondeu a produtos categorizados como produtos técnicos ou tecnológicos (PTT) e, muitos desses PTT tiveram a participação de discentes do Programa, com conexões às teses e dissertações (como, por exemplo, patentes, artigos, manuais e trabalhos apresentados em eventos), bem como produtos complementares como revisões de literatura, produção de material com foco na educação continuada, organização de eventos, dentre outros. Esses produtos possuem aplicações diversificadas interconectando a pesquisa científica com a extensão universitária e o ensino na área de ciência animal, com repercussões para os setores agropecuário, tecnológico e de Uma só Saúde (Saúde Única). Além disso, estes PTT também oportunizam a exposição da sociedade ao trabalho de investigação científica, fortemente lastreado na pós-graduação, pois alguns PTT promovem direta interação de docentes e discentes do PPGCA com o público não acadêmico.
Os docentes do PPGCA foram coinventores em 11 pedidos de patentes registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) entre 2021 e 2024. Essas patentes contam com a participação de discentes ou egressos do PPGCA sendo, em todos os casos, consideradas como produtos diretos de suas teses de doutorado e/ou dissertações de mestrado. As patentes têm a propriedade da UFMG e, em alguns casos, instituições parceiras. Todas são ofertadas ao mercado privado por meio da chamada Vitrine Tecnológica, do Centro de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG (http://www.ctit.ufmg.br/vitrine-tecnologica/).