Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40

Histórico do Programa

A História do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCA)

O Programa de Pós-Graduação (PPG) da Escola de Veterinária foi criado em 1968, oferecendo o Mestrado em Medicina Veterinária e em Zootecnia e, posteriormente, o Doutorado em Ciência Animal, iniciado em 1989. Foi o primeiro programa de pós-graduação da área de medicina veterinária do país e um dos primeiros programas de pós-graduação para qualquer área do conhecimento.

O PPGCA é um forte nucleador das atividades de pós-graduação e uma das maiores contribuições para a consolidação da ciência e tecnologia na área de medicina veterinária no Brasil. Até o ano de 2006, o Programa de Pós-Graduação da Escola de Veterinária possuía uma coordenação didática exercida por um Colegiado único. Em 2005, durante o processo de acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação realizados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFMG, o Colegiado se conscientizou da necessidade de reestruturação ampla do Programa. A reestruturação foi iniciada pela constituição de uma comissão encarregada de avaliar amplamente o Programa, as áreas de concentração, as linhas de pesquisa e as disciplinas oferecidas. Esse processo culminou com uma proposta de reestruturação considerável, levada aos Departamentos e à Congregação da Escola de Veterinária.

Em 2006, a Câmara de Pós-Graduação, o Conselho de Ensino e Pesquisa e o Conselho Universitário da UFMG aprovaram a criação do nível de Doutorado em Zootecnia, o que possibilitou a constituição de um programa independente, o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, com níveis de formação de mestrado e doutorado. Assim, a partir desta data a Escola de Veterinária da UFMG passou a contar com dois Programas de Pós-Graduação: o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, ambos com os níveis de Mestrado e Doutorado. Os alunos e professores antes vinculados à antiga área de concentração em Zootecnia do programa de Ciência Animal foram realocados como integrantes do doutorado do Programa em Zootecnia. 

No ano de 2018, o PPGCA comemorou os seus 50 anos de fundação com um evento especialmente elaborado para a comunidade acadêmica da Escola de Veterinária. Este foi um momento de muita emoção para a comunidade da Escola de Veterinária, com a retrospectiva sobre atores que participaram dos precedentes e das ações definidoras da criação do primeiro programa de pós-graduação em medicina veterinária no Brasil. O evento contou com egressos da primeira turma titulada do Programa, como o professor Ney Luiz Pippi, aluno da primeira turma e titulado mestre em 1969, e do professor Walter Bernis, representando a primeira turma de docentes pioneiros, orientadores no Programa.

No tocante à avaliação da CAPES, o PPGCA recebeu, em toda a sua trajetória, conceitos de avaliação que espelham a qualidade do Programa, de forma estável ao longo das décadas. As notas recebidas foram: triênio 2001-2003, conceito 7; triênio 2004-2006, conceito 6; triênio 2007-2009, conceito 6; triênio 2010-2012, conceito 6 e, quadriênio 2013-2016, conceito 7.

Ao longo de sua história, o PPGCA também sempre teve foco na inovação acadêmica e na expansão das áreas de conhecimentos e domínios transversais por parte dos alunos. No quadriênio 2017-2020 o Programa ampliou as suas atividades relacionadas à medicina de animais silvestres e à saúde pública, inclusive pela realização de concurso público para docentes nestas áreas. Ainda, criou diversas disciplinas da área de bioinformática, para dar suporte aos alunos que realizam projetos que demandam análises desta área. Um professor visitante especialista na área foi contratado, por meio do programa CAPES Print UFMG e, além das disciplinas, atua como coorientador estudantes que demandam a construção de conhecimento em bioinformática.

O PPGCA enfrentou uma série de desafios relacionados à pandemia da COVID-19, que demandaram enormes adaptações acadêmicas, administrativas e de planejamento de atividades do Programa. Apesar das dificuldades desse período, o Programa manteve o fluxo das atividades, bem como o número médio de defesas de teses e dissertações no período.

Em conclusão, o PPGCA é um Programa bem-sucedido na Escola de Veterinária da UFMG, justamente por ser indissociável das ações desta unidade acadêmica e de albergar praticamente todas as áreas de conhecimento da Escola. Assim, o Programa permanece inclusivo para o corpo docente da EV, mas ao mesmo tempo primando pelos parâmetros de qualidade na formação dos discentes e na condução de projetos de pesquisa relevantes no cenário brasileiro e internacional da Medicina Veterinária.

Notícias da Pós

Fique de Olho

Atas

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Acompanhe a Escola