A Gerência de Resíduos tem a função de coordenar, implantar e supervisionar o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Escola de Veterinária. Suas atribuições e competências:
- Distribuição constante de caixas de perfurocortantes e bombonas para reenvase de resíduos químicos para os laboratórios;
- Recebimento dos resíduos químicos gerados e encaminhamento para o abrigo intermediário;
- Pesagem do resíduo químico gerado;
- Listagem de todos resíduos químicos gerados, com digitação no banco de dados e elaboração de inventário;
- Elaboração de ofícios, documentos, relatórios e laudos;
- Supervisão e orientações gerais contínuas sobre resíduos biológicos e infectantes, químicos, radioativos, comuns, perfurocortantes e sobre a coleta seletiva;
- Solicitações para avaliações frequentes do tipo de resíduo e forma de acondicionamento e descarte;
- Identificação e distribuição de lixeiras nos setores;
- Reuniões frequentes na Divisão de Gestão Ambiental/ Programa de Resíduos;
- Assessoria aos trabalhos do pessoal de limpeza da empresa terceirizada, com orientações e reuniões frequentes;
- Assessoria aos trabalhos dos tratadores de animais da empresa terceirizada, com reuniões frequentes;
- Fiscalização e monitoramento das condições sanitárias e de limpeza dos galpões e baias de animais e entorno da Escola e do Hospital
- Veterinário, para avaliação da presença de vetores (mosquitos da dengue e leishmaniose, roedores e outros);
- Palestras frequentes em cursos de graduação e pós-graduação da UFMG e outras Universidades e eventos nacionais na área, orientando e divulgando sobre o Gerenciamento de Resíduos na Medicina Veterinária.