Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40

Estágio Obrigatório – Medicina Veterinária

Estágio Supervisionado (ESO) é uma disciplina obrigatória (VET034) do 10º período do curso de Medicina Veterinária da EV/UFMG. Está regulamentado na Resolução nº 01/2017 de 14 de junho de 2017 aprovada pelo Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Medicina Veterinária EV/UFMG. Cabe ao aluno a responsabilidade pela solicitação e inscrição no ESO, bem como pela condução de todo o trâmite administrativo necessário.

Para se matricular no ESO, o aluno deverá respeitar os seguintes pré-requisitos:

  • Ter concluído com aprovação as demais disciplinas do curso, obrigatórias, optativas e de formação livre, exigidas para a sua integralização curricular;
  • Não realizar nenhuma outra atividade acadêmica (Monitorias, Iniciações Científicas e de Extensão, Grupos de Estudos, Vivências e outros)  durante o período do estágio.

 

Resoluções e Portarias

Resolução 01/2017 – Regulamenta as atividades do Estágio Supervisionado dos alunos do Curso de Medicina Veterinária da UFMG (clique aqui)

Portaria de nomeação da Coordenação de Estágios EV/UFMG (clique aqui)

Caderno de Normas

Caderno de normas atualizado em Julho de 2022 (clique aqui)

Convênios

A EV-UFMG NÃO EXIGE CONVÊNIO. Caso o Campo de Estágio exija, o aluno deverá formalizar o convênio mediante a documentação (clique aqui). Para mais informação entrar em contato com a Central de Estágios.

Convênios Atualizados:

Escola de Veterinária com Empresa/órgão público (clique aqui)

SEGURO DE VIDA UFMG (somente para alunos em Estágio Supervisionado)

Apólice vigente (clique aqui)

Documentação para solicitação, realização e conclusão do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) – VET034:

PARA SOLICITAÇÃO DO ESTÁGIO:

A Portaria 360/2022 do MEC, dispõe sobre a conversão do acervo acadêmico para o meio digital, sendo assim, TODOS OS DOCUMENTOS relacionados ao Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) serão tramitados pelo e-mail (documentoscentralestagios@gmail.com).

1º Passo:

– Definir quem será o Professor Orientador (docente da EV/UFMG)
– Definir o Campo de Estágio: máximo 02 locais diferentes. Acima de 02 deverá obrigatoriamente ter a aprovação do Colegiado de Graduação.

OBS: Possíveis locais para realização do ESO:  Escola de Veterinária ou outra Unidade da UFMG, locais externos à UFMG (no Brasil e no Exterior).

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS A SEREM ENVIADOS NO E-MAIL documentoscentralestagios@gmail.com.

  • Declaração de não realização de atividade acadêmica concomitante ao ESO (clique aqui)
  • Termo de Compromisso (clique aqui) . Devidamente assinado pelo estagiário, pelo professor orientador da UFMG e pelo supervisor do campo de estágio.

 

SOMENTE para os alunos que irão realizar o estágio na Escola de Veterinária da UFMG , o supervisor poderá ser também o orientador.

2º  Passo:

Enviar a documentação assinada solicitada no passo 01 para o e-mail documentoscentralestagios@gmail.com . Após homologação da documentação, o estudante receberá da Central de Estágios os documentos assinados, que deverão ser entregues à Instituição concedente do Estágio (Campo de Estágio).

Atenção: NÃO SERÃO ASSINADOS DOCUMENTOS COM DATA RETROATIVA, POR ISSO A DOCUMENTAÇÃO DEVERÁ SER ENTREGUE COM PELO MENOS 7 DIAS DE ANTECEDÊNCIA DA DATA INICIAL DO ESO.

DURANTE O ESTÁGIO:

Ao seguir para o campo de estágio o estudante deverá levar os seguintes documentos para o supervisor do estágio:
– Ficha de frequência do estudante (clique aqui)
– Ficha de Avaliação do estudante pelo supervisor do campo de estágio (clique aqui) (Esse documento deve ser entregue para o seu orientador, devidamente preenchido e assinado, após a finalização do ESO)

FINALIZAÇÃO DO ESTÁGIO:

Ao retornar do ESO, o estudante deverá entregar ao seu Professor Orientador da UFMG:
– o Relatório Final.

O estudante deverá confeccionar o RELATÓRIO FINAL de acordo com o Roteiro disponibilizado no site da Central de Estágios (clique aqui). O relatório final deverá ser corrigido pelo professor orientador e deverá ser enviado para a Banca Avaliadora no mínimo 7 DIAS antes da apresentação.

PARA DEFESA DO TCE ( Trabalho de Conclusão do Estágio)

Após contato com seu Professor Orientador, o estudante deverá enviar para o e-mail documentoscentralestagios@gmail.com até 15 dias antes da sua apresentação de Relatório Final juntamente com o seguinte documento:

– Indicação da Banca Avaliadora e solicitação de apresentação do Relatório Final do ESO (clique aqui)

IMPORTANTE: Estudante e professor orientador são RESPONSÁVEIS pelo envio do Relatório Final para a Banca Avaliadora que poderá ser de forma física ou por e-mail, assim como a reserva de sala para a apresentação e aparelho multimídia.

No dia da apresentação do relatório Final do ESO, o estudante deve entregar os seguintes documentos para seu Professor Orientador:

1) Ficha de frequência do estudante devidamente preenchido e assinada pelo supervisor (ver documento “Durante o Estágio”)
2) Ficha de Avaliação do estudante pelo supervisor do campo de estágio ver documento “Durante o Estágio”)

3) Ficha de Avaliação Final do ESO – 1 cópia (clique aqui)

IMPORTANTE: A apresentação do Relatório Final de ES, deve ocorrer de FORMA PRESENCIAL, para o estudante e para os membros internos da banca. Para os membros externos à UFMG, a participação poderá ser remota, feita por meio de acesso do membro da banca em sala de Google Meet ou similar. Caso algum membro externo à UFMG resida em Belo Horizonte e queira participar de modo presencial, é facultada a possibilidade.

O PROFESSOR ORIENTADOR será responsável por ENVIAR para o e-mail documentoscentralestagios@gmail.com TODOS estes documentos, até 02 dias antes do encerramento do período letivo do semestre em questão.

PARA PRORROGAR OU CANCELAR O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

– Termo aditivo do Estágio Supervisionado (caso a prorrogação seja superior a 07 dias.) (clique aqui)
– Termo de cancelamento do Estágio Supervisionado (clique aqui)

ATENÇÃO:

1) Para os estudantes que irão para o ESO informamos que estes são assegurados pela UFMG contra possíveis acidentes durante a realização do estágio. Para ter acesso a Apólice de seguro vigente (clique aqui)

2) Conforme o Termo de Compromisso, cláusula nona, é de responsabilidade do CAMPO DE ESTÁGIO emitir o certificado do estágio para o estudante.

3)  PRAZOS PARA OS ALUNOS EM ESTÁGIO OBRITATÓRIO 2023-2

Prazo para definição da banca de data de defesa do TCE:    24/11/2023

Data limite para a defesa do TCE: 06/12/2023

Data limite de entrega por e-mail para a central de estágios (documentoscentralestagios@gmail.com) da documentação final PELO ORIENTADOR: 12/12/2023

4) Os prazos para os alunos em estágio obrigatório em 2024/1 serão divulgados após definição do calendário escolar 2024 pela UFMG

 

Notícias da Central de Estágios

Fique de Olho

Acompanhe a Escola