Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40

Estágio Obrigatório – Aquacultura

O Estágio Supervisionado (ES) é uma disciplina obrigatória (VET010) do 10º período do curso de Aquacultura da EV/UFMG, e poderá ser realizado em Instituição pública ou privada ou em Instituição da Sociedade Civil Organizada, ou mesmo em Unidade ou Órgão da própria UFMG, que desenvolva atividade propícia ao aprendizado do graduando em Aquacultura. Cabe ao aluno a responsabilidade pela solicitação e inscrição no ES, bem como pela condução de todo o trâmite administrativo necessário.

ETAPAS PARA A SOLICITAÇÃO DO ES NA CENTRAL DE ESTÁGIOS EV/UFMG PELO ALUNO DE AQUACULTURA:

I – Identificar, dentre o corpo docente da EV/UFMG, um professor que será indicado como o Professor Orientador do seu ES

II – Providenciar as comunicações e contatos necessários com o Campo de Estágio de seu interesse;

III – Providenciar toda a documentação pertinente à realização do ES conforme orientação e formulários próprios da Central de Estágios da EV/UFMG (abaixo):

Termo de Compromisso e Plano de Atividades (clique aqui)
Declaração de aptidão emitida pelo Colegiado de Graduação (clique aqui)

IV- Enviar a documentação preenchida e assinada para o email: documentosaquacultura@gmail.com até 07 dias ANTES de realizar o Estágio Supervisionado. Após homologação da documentação, o Estudante receberá da Central de Estágios um retorno por email do OK em relação a documentação.

V- Após a finalização do ES, o aluno deverá enviar para o email: documentosaquacultura@gmail.com até 07 dias antes do fim do período letivo, os documentos de finalização de estágio preenchidos e assinados (abaixo):

Atestado de Frequência (clique aqui)

Atenção: o aluno deverá levar para o Campo de Estágio o Atestado de Frequência de forma a registrar diariamente sua presença.

Ficha de Avaliação (clique aqui)

Relatório Final de Estágio Supervisionado (clique aqui)

IMPORTANTE:

  • Realização de ES no período de férias: o discente que tiver interesse em realizar o estágio supervisionado (obrigatório) no período de férias, deverá requerer a matrícula antecipada na atividade VET010 – Estágio Supervisionado no Colegiado de Aquacultura, porém, é necessário verificar no Calendário Acadêmico da UFMG o período para tal solicitação.
  • O ES pode ser realizado de segunda á sábado com carga horária semanal máxima de 40h e 8h diárias, caso não esteja matriculado em nenhuma outra disciplina.

ORIENTAÇÕES:

  • O Campo de Estágio deverá indicar, como Supervisor de ES, funcionário de seu quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento do estágio. Quando realizado na EV-UFMG, o professor orientador pode ser também o supervisor.
  • A carga horária mínima do ES é de 360 horas, sendo estas integralmente utilizadas para as atividades do ES.
  • O aluno, que por algum motivo não possa concluir o estágio, poderá fazer o trancamento parcial ou total em “requerimentos” pelo SIGA, desde que esteja dentro do prazo estabelecido pelo Calendário Acadêmico da UFMG.

CONVÊNIOS

A EV-UFMG NÃO EXIGE CONVÊNIO. Caso o Campo de Estágio exija, o aluno deverá formalizar o convênio mediante a documentação (clique aqui). Para mais informação entrar em contato com a Central de Estágios.

Convênios já firmados:

Escola de Veterinária com Empresa/órgão público (clique aqui)

Pró-Reitoria de Graduação UFMG (clique aqui)

SEGURO DE VIDA UFMG (somente para alunos em Estágio Supervisionado)

Apólice vigente (clique aqui)

DOCUMENTAÇÃO PARA ADIAR OU CANCELAR O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

– Termo aditivo do Estágio Supervisionado (clique aqui)

– Termo de cancelamento do Estágio Supervisionado (clique aqui)

Notícias da Central de Estágios

Fique de Olho

Acompanhe a Escola