Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Página

Curiosidades

“Revoada de Pássaros”

O painel de azulejos que enfeita a fachada da Escola de Veterinária é obra do artista Silas Raposo. Construído na mesma época em que o auditório principal da Escola, na década de 80, e nomeado de “Revoada de Pássaros”, o painel é composto por 855 peças de cerâmica decoradas com imagens de 34 pássaros, de diferentes tonalidades e tamanhos, alçando voo.

“Idealizei o painel como uma arte menos figurativa, composta por elementos geométricos. Fui inspirado por um quebra-cabeça chinês, o tangram, que é baseado na subdivisão de um quadrado em sete peças que a partir delas podemos formar inúmeras figuras. Criei uma imagem que carrega o sentido de ascendência do conhecimento e da renovação”, explica o arquiteto Silas Raposo, também responsável pelo projeto da Escola de Veterinária quando transferida para o campus Pampulha, em 1974.

“O painel foi pensado para marcar a presença da Escola e para representar a união do mundo animal com o Homem. E a imagem dos pássaros fortalece a noção de uma história que nasce e permanece em contaste evolução. Acho que, ao final, a obra cumpriu seu papel”, diz Silas.

Permitindo-se pensar na Revoada como simbolismo da confluência e da transmissão do conhecimento, o painel foi usado na criação da identidade comemorativa de 80 anos da Escola.

“A ideia era encontrar outra identidade que não se confundisse com a identidade já institucionalizada do Boi. Assim, o painel tornou-se o escopo de todo o projeto, pelas formas geométricas e as inclinações utilizadas que remetem à ideia de progresso, do trânsito infinito de pessoas e conhecimento que passam pela Escola”, explica André Heneine, estagiário de publicidade responsável pela criação da identidade comemorativa.

O Boi

A escultura do Boi construída, em 1973 por Jarbas Juarez, foi moldada em fibra de vidro e resina de poliéster e ocupa posição central no pátio da Escola de Veterinária da UFMG.

Simboliza um importante fundamento da economia e da formação social brasileira e mineira: a produção bovina foi marco essencial da ocupação e da construção da sociedade interiorana do Brasil, expandindo as fronteiras do país e sustentando a pecuária brasileira. Além disso, a produção bovina representa a cultura e as formas indentitárias de expressão do povo.

Além de integrar a paisagem do pátio, o boi serviu de inspiração para a logomarca da Escola. A partir de 2004, o boi passa a ser usado como timbre nos documentos oficiais da diretoria. Em 2007, na comemoração dos 75 anos dos anos da Escola de Veterinária, a logomarca passa por uma revitalização ganhando o visual que possui atualmente.

Acompanhe a Escola