A Escola de Veterinária da UFMG completou, em 2017, 85 anos de história. Criada em 1932 e federalizada em 1961, a instituição é referência em qualidade e pioneirismo nas áreas de Medicina Veterinária e Aquacultura, formando profissionais competentes para atuar em todo o país e também no exterior.
Tradição e inovação são conceitos que se fundem na história da Escola. Foram esses conceitos que basearam o desenvolvimento do novo projeto de identidade visual. Identidade visual é um conjunto de elementos que representa visualmente, e de forma sistematizada, os valores da instituição, a missão, o tipo de serviço que presta, posicionamento diante do mercado e sua filosofia. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual e um conjunto de cores.
A escolha para representação da ideia proposta consistiu em trabalhar a arquitetura do prédio e alguns de seus elementos históricos em contraponto à aquarela – um estilo de pintura que ressalta a sensação de modernidade e inovação.
Os valores da Escola também se refletem na escolha das cores. O verde, além de representar a Medicina Veterinária, traz as sensações de estabilidade e crescimento. Já o amarelo simboliza o intelecto – é a cor da sabedoria e estimula a clareza mental – e a disciplina, além de traduzir acolhimento. Por fim, o laranja transmite ideias de energia, determinação e sucesso, e proporciona equilíbrio entre as cores da identidade visual.
A fonte utilizada – Jane Austen – reforça o aspecto histórico e nostálgico, por ser manuscrita. Pelo mesmo motivo, ela também faz uma composição harmoniosa com a aquarela, ao ressaltar a ideia de pintura.
Nesse sentido, chegou-se ao resultado final: um logo que agrega formas lineares e geométricas a formas abstratas de aspecto manual com cores harmônicas e significados complementares aliados. Todos esses elementos se unem para traduzir a tradição, pioneirismo, qualidade e comprometimento da Escola de Veterinária da UFMG.