Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

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80 anos

Nesses 80 anos de história, a Escola de Veterinária da UFMG teve importante papel na formação de profissionais e grande contribuição para a sociedade através de seus projetos de produção e pesquisa.

Quando é chegada a data de aniversário de uma instituição dessas dimensões, a comemoração é inevitável e necessária. Como parte das comemorações deste aniversário, foi desenvolvida uma identidade visual especialmente para a data e que será utilizada na Escola durante todo o ano de 2012. Identidade visual é um conjunto de elementos que representa visualmente, e de forma sistematizada, os valores da instituição, a missão, o tipo de serviço que presta, posicionamento diante do mercado e sua filosofia. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual e conjunto de cores.

Comemorar é transformar a memória em monumento, e guardar as vivências para a posteridade. Logo, a memória foi um dos principais pilares conceituais na produção da identidade visual dos 80 anos da Escola.

No entanto, é preciso, ainda, apontar os olhares para o futuro e pensar nas possibilidades futuras da Escola de Veterinária num momento comemorativo como esse é reforçar o compromisso com o estudo e a sociedade. Assim, o segundo conceito-base para a identidade comemorativa de 80 anos é o futuro.

Por fim, confrontando memória e futuro, temos, de um lado, a opulência histórica de uma Escola fundada em 1932, e do outro, as ilimitadas possibilidades do que ainda há porvir. Dessa dualidade surge a terceira, última e principal base conceitual da identidade de 80 anos da Escola de Veterinária da UFMG: o infinito.

Determinado os pilares, pensamos no design da nova identidade. Para tanto, tomamos como referência o design da Escola Bauhaus.

A Staatliches-Bauhaus (Casa estatal de construção) foi a primeira escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda do mundo. Funcionou na Alemanha entre 1919 e 1933 e foi uma das maiores expressões do Modernismo no design, que tinha como principal característica a busca pela funcionalidade e racionalidade, sem suprimir a qualidade estética, mas priorizando a funcionalidade, numa época de pós-guerra.

O design da escola Bauhaus foi escolhido como referência para a identidade de 80 anos da Escola de Veterinária pelo uso constante de formas simples e geométricas, dando a ela um caráter moderno e de legibilidade, e pela disposição angular dos elementos, o que contribui para o movimento “em direção ao futuro” que a identidade quer transmitir.

Como referências visuais, temos as formas geométricas, construídas a partir do confronto de direções opostas, representam o futuro e a memória. O “lemniscata”, símbolo que representa o infinito e que possui grande semelhança com o número oito.

O painel de azulejos da escola, “Pássaros”, de Silas Raposo, que retrata uma revoada de pássaros, representando a “revoada do conhecimento”, em alusão aos alunos que se formam. Faz parte da história da Escola e foi usado para criar uma ligação forte entre a instituição e a identidade comemorativa de 80 anos. O pássaro é usado com uma inclinação de 45o, característica recorrente na Bauhaus, dá o dinamismo necessário para que o pássaro possa “alçar vôo”, transmitindo o vigor da Escola e o olhar para o futuro.

 

A identidade é composta basicamente por quatro cores (mais uma variação de uma delas) e o preto, constituindo uma paleta de cores que representam diversas qualidades inerentes à Escola, além de indicar o movimento e o dinamismo que a identidade quere transmitir.

O vermelho é a cor mais quente e dinâmica de todas. De acordo com a psicologia das cores, ela é estimulante, transmitindo paixão, vigor e expansividade. Além de remeter ao carinho da comunidade acadêmica pela história da EV, o vermelho ainda representa as possibilidade de expansão e o vigor da instituição. O verde foi usado para remeter a identidade visual da Escola, além de remeter à natureza, ambiente comum para os animais dos quais o veterinário cuida, a cor verde representa a inspiração e a estabilidade. O marrom, resultado da soma do vermelho e do verde, remete diretamente à terra e também à natureza. De acordo com a psicologia das cores, a cor marrom transmite a riqueza e a tradição, valores importantes da Escola de Veterinária. O azul vem para compor a identidade adicionando os valores de confiança e amizade. É uma cor que possui grande força convidativa, contribuindo para o caráter amigável da identidade. Por fim, o preto, a “ausência de cor”, representa poder, elegância e modernidade. É a cor ideal para dar à logomarca o caráter de selo, de registro.

Em relação a fonte, escolhemos a fonte Futura, uma fonte sem serifa, desenhada por Paul Renner em 1927. É um dos símbolos do design moderno, por sua limpeza e impacto, foi construída com base em princípios rigidamente geométricos inspirada nas formas do estilo de design Bauhaus, transmitindo eficiência e progresso. Seu caráter geométrico e limpo é ideal para a composição da identidade visual de 80 anos da Escola de Veterinária, por suas formas geométricas e textos inclinados, característica forte do movimento Bauhaus.

A tipografia é composta pela fonte Futura, com exceção do “80”, construído especialmente para a logomarca, representando o “8” através da reprodução do símbolo lemniscata, que significa “infinito”.

Por fim, a logomarca dos 80 anos é composta por uma representação abstrata e geométrica e seu caráter monocromático da identidade como um todo lhe dá um valor de carimbo, causando maior impacto.

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