UFMG repudia ataque terrorista aos três poderes em Brasília

09.01.2023

O ataque de vândalos terroristas às sedes dos três poderes em Brasília foi repudiado em nota à comunidade universitária divulgada na noite deste domingo, dia 8 de janeiro, pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira. 
 
Vândalos na rampa do Palácio do Planalto, sede da Presidência da República
Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
 
De acordo com o comunicado, “a ação golpeia a democracia brasileira e desrespeita a vontade soberana do povo brasileiro, que elegeu legitimamente seus novos governantes, legalmente instituídos em 1º de janeiro". Sandra e Alessandra cobraram a identificação e a punição dos responsáveis pelos atos e afirmaram que a UFMG continua vigilante para "defender, com coragem e firmeza, qualquer ataque às instituições democráticas do país e para garantir o desejo inconteste expresso pela sociedade nas urnas".
 
 
Outras manifestações
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) também se manifestaram sobre o atentado aos três poderes. 
 
Andifes
"Os atos terroristas que desafiam, ocupam e depredam as sedes dos três poderes de nossa República são intoleráveis, inaceitáveis e inescusáveis.
 
Os danos contra o patrimônio, contra a soberania popular e contra o Estado de Direito devem ser apurados com todo o rigor, não poupando nenhum terrorista, financiador e articulador desses atos criminosos, bem como aqueles que tenham viabilizado, ainda que por omissão, esse atentado às instituições brasileiras".
 
AUGM
Dirigentes de 16 instituições de ensino superior filiadas à AUGM declararam que o episódio de hoje "configura um grave ataque às instituições democráticas, com consequências gravíssimas, que intenta reverter os avanços alcançados pela democracia e soberania dos países da região. Leia a íntegra do comunicado.
 
Foripes
O Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) destacou, em nota, que "o ataque golpista e covarde não fere apenas os três poderes da República, mas toda nação". Ainda de acordo com o comunicado dos reitores mineiros, "cabe agora que esses terroristas sejam responsabilizados e condenados com o rigor da lei".
 
Redação: Cedecom.
Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG
Av. Presidente Carlos Luz, 5162
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276