Mestrado Profissional em Microbiologia Aplicada estende prazo de inscrições no Edital 2022

21.11.2022

Estão abertas as inscrições - até as 23h59 do dia 15 de dezembro - para o processo seletivo ao curso de Mestrado Profissional em Microbiologia Aplicada, pós-graduação stricto sensu do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.
 
 
A seleção ocorre em regime de fluxo contínuo, o que significa dizer que novas fases de seleção podem ocorrer até o preenchimento de todas as 22 vagas. Gratuito, os selecionados pagam apenas a taxa de inscrição, no valor de R$ 172,35.
 
A proposta é atender a demandas específicas do mercado profissional, como arranjos produtivos na melhoria contínua da qualidade, produtividade e competitividade no desenvolvimento de produtos ou técnicas associadas à Inovação Biotecnológica.
 
Suas linhas pesquisa são “Biotecnologia de alimentos, ambiental e de ambientes especiais”; “Biotecnologia industrial e de vacinas”; “Diagnóstico microbiológico e epidemiologia”; e, a mais recente, de “Ensino em Microbiologia”.
 
Os cronogramas estão divulgados detalhadamente nos editais publicados e disponíveis na página web do curso. Cinco vagas são reservadas a atender à Política de Ações Afirmativas da UFMG.
 
O exame de seleção será composto de “avaliação do pré-projeto de pesquisa”; “apresentação oral do pré-projeto de pesquisa, seguida de arguição”; e “exame de currículo e histórico escolar”.
 
COMPROMISSO SOCIAL
 
Segundo a coordenadora do curso, professora Erna Kroon, a nova linha de Pesquisa, de Ensino em Microbiologia, tem o objetivo de pesquisar e desenvolver novas formas de ensinar a disciplina, do ciclo fundamental ao ensino superior. Ela esclarece que ensinar microbiologia e saber utilizar os recursos possíveis e disponíveis - nas redes pública e privada - é um desafio para professores dos diversos níveis de ensino. A falta de materiais e equipamentos adequados pode prejudicar o desenvolvimento de aulas práticas, mas existem técnicas alternativas que podem melhorar a qualidade das aulas de Microbiologia. 
 
“Em especial nesses tempos de pandemia e surgimento de novas doenças, este curso tem o compromisso de contribuir ainda mais para o treinamento dos profissionais da área de Educação”, destaca. “Profissionais da Educação devem ser capazes de educar a comunidade e de contribuir para a divulgação de informações abrangentes sobre o papel dos microrganismos em doenças, mas também seus benefícios para a saúde e para o ambiente”, afirma a coordenadora do curso, que é doutora em virologia, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia e membro da Academia Brasileira de Ciência.
 
Mais informações na página do curso (clique aqui para acessar) ou pelo mpmicrobiologia@gmail.com
 
Redação: Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB 
 
 
Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG
Av. Presidente Carlos Luz, 5162
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276