PPGCA é atribuído ao conceito máximo da Avaliação Quadrienal da Capes

21.09.2022

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado preliminar da Avaliação Quadrienal Capes, que abrangeu cerca de 4.500 programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Brasil, entre os anos de 2017 e 2020. O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UFMG manteve o conceito 7, considerada a pontuação mais alta da classificação. 
 
 
Na ficha de avaliação anexa ao relatório divulgado aos coordenadores dos programas de pós-graduação e pró-reitores de suas instituições, o PPGCA obteve conceito ‘muito bom’ em todos os quesitos avaliados, além de pareceres criteriosos e muito positivos. 
 
Segundo a avaliação, o PPGCA apresentou suas metas em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFMG, com a presença de planejamento para renovação do corpo docente permanente com critérios claros de credenciamento e de descredenciamento, bem como apresentou estratégias para a modernização da estrutura curricular e infraestrutura para atender às novas demandas. 
 
A Capes apontou que o PPGCA -composto por um corpo docente maduro e adequado em relação ao número e formação- manteve a estabilidade dos indicadores no quadriênio e apresentou proposta curricular adequada e bem organizada com projetos de pesquisas muito alinhados às áreas de concentração e linhas de pesquisa, com qualidade de dissertações e teses. Além disso, atestou-se que o Programa possui produção intelectual muito boa com artigos e patentes acima da mediana da Área. Por fim, a Comissão também sinalizou que o PPGCA adotou e aplicou excelente auto avaliação e tem boa proposta de planejamento estratégico, com metas bem definidas. 
 
A excelência do Programa é possível graças ao trabalho feito com seriedade e comprometimento dos profissionais envolvidos, conforme afirmaram Adriane Pimenta da Costa Val Bicalho e Silvana de Vasconcelos Cançado, coordenadora e subcoordenadora do PPGCA, respectivamente: “Gostaríamos de agradecer e parabenizar todos que contribuíram para o sucesso do nosso Programa, não apenas os docentes, técnicos administrativos e discentes, mas também à importante colaboração da  Diretoria da Escola de Veterinária. Nossos agradecimentos carinhosos ao professor Benito Soto Blanco, pela Coordenação do Programa no período de 2018-2020 e aos professores Henrique César Pereira Figueiredo e Marcelo Pires Nogueira de Carvalho, pela Coordenação do Programa de 2020-2022. Em especial agradecemos aos professores Henrique e Marcelo, que cientes da necessidade de um olhar interno para a estruturação do Programa, conseguiram, com agilidade e determinação,  atender aos requisitos e critérios exigidos pela CAPES e, pelo  empenho na excelente redação do Relatório Quadrienal”. 
 
A Avaliação Quadrienal Capes é um importante e consolidado instrumento para certificar a qualidade da pós-graduação nacional. Além disso, os resultados da Avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento como bolsas de estudo, auxílios e apoios.
 
Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG
Av. Presidente Carlos Luz, 5162
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276