Confira todas as informações e prazos da matrícula no semestre 2022/2

03.08.2022

O segundo semestre letivo de 2022 terá início no dia 23 de agosto. Segundo o calendário acadêmico da UFMG, as datas da matrícula para o semestre acadêmico 2022/2 são as seguintes:

• 1ª fase: 01 a 04 de agosto (OBRIGATÓRIA) - Envio do requerimento de matrícula online (núcleo específico)
  • 2ª fase: 19 a 22 de agosto - Envio do requerimento de inclusão de novas atividades (núcleo específico) em turmas com vagas
  • 3ª fase: 29 e 30 de agosto - Solicitação de matrícula em Formação Livre (núcleo geral) e nas Formações Complementar Aberta e Transversal (núcleo complementar)
  • 4ª fase: 02 de setembro - Requerimento de matrícula em disciplinas de pós-graduação (núcleo avançado) pelos alunos de graduação nos Colegiados de Cursos de Pós-Graduação
Na 1ª fase de matrícula, os estudantes devem se matricular em todas as atividades acadêmicas necessárias ao período, obrigatórias e optativas, salvo as atividades acadêmicas VET036 - AULAS PRÁTICAS INTEGRADAS DE CAMPO I, VET037 - AULAS PRÁTICAS INTEGRADAS DE CAMPO II e VET040 - AULAS PRÁTICAS INTEGRADAS DE CAMPO III, que terão procedimentos diferentes.

Os parâmetros aprovados para o processamento de matrícula pelo Colegiado e implantados automaticamente pelo SiGA são, por ordem de prioridade:
  1. Curso
  2. Média de NSG
  3. Maior CH integralizada
  4. Menor número de reprovações
  5. Último NSG
  6. Previsão em plano de estudos
  7. Menor CH integralizada
  8. Maior número de reprovações
  9. Obrigatoriedade no percurso
A 1ª fase de matrícula é mera proposta, não garantindo vagas nas atividades acadêmicas e turmas solicitadas. Assim, é recomendado que o estudante faça a solicitação de matrícula indicando todas as turmas possíveis, em ordem de prioridade, para evitar a não efetivação da matrícula por ausência de vagas na turma solicitada. O processamento de matrícula é automático pelo SiGA, sem interferência do Colegiado. Acompanhe a efetivação de sua matrícula até o final do processo no SiGA, para que tenha certeza de que sua matrícula foi efetivada.

A atividades acadêmicas VET036 - AULAS PRÁTICAS INTEGRADAS DE CAMPO I, VET037 - AULAS PRÁTICAS INTEGRADAS DE CAMPO II e VET040 - AULAS PRÁTICAS INTEGRADAS DE CAMPO II acontecerão nas seguintes datas e locais:

Data Período Localidade
20 a 26 de novembro VET036 / 7° Igarapé (Animais de companhia)
11 a 17 de setembro VET037 / 8° São Gonçalo do Rio Abaixo (Animais de Produção)
06 a 12 de novembro VET040 / 9° Entre Rios de Minas (Animais de Produção)

A matrícula nas atividades acadêmicas VET036 - AULAS PRÁTICAS INTEGRADAS DE CAMPO I, VET037 - AULAS PRÁTICAS INTEGRADAS DE CAMPO II e VET040 - AULAS PRÁTICAS INTEGRADAS DE CAMPO III serão realizadas diretamente pelo Colegiado após a seleção dos alunos. Para a seleção, os alunos devem preencher, no período de 01 a 15 de agosto, o seguinte formulário (também disponível no QR Code abaixo) indicando quais destas atividades acadêmicas pretende se matricular.

A solicitação de acerto de matrícula para todas as disciplinas deve ser realizada por este formulário (também disponível no QR Code abaixo), no período de 29 de agosto a 02 de setembro. O manual de matrícula do estudante, com informações detalhadas sobe a matrícula, pode ser encontrado aqui.

Para mais informações, leia o informe completo, divulgado pelo colegiado. Os contatos do Colegiado são:

Telefone: (31) 3409-2054
E-mail: grad@vet.ufmg.br ou col.grad.vet.ufmg@gmail.com