Projeto Unileite completa 20 anos e realiza Dia de Campo

14.06.2022

O Projeto Unileite completa 20 anos de atuação em 2022. Ao longo desses anos foram 35 municípios atendidos e 18 Dias de Campo realizados. Além disso, o Unileite contribuiu para a formação de mais de 300 alunos para o mercado de trabalho, capacitou centenas de profissionais e auxiliou na melhoria da qualidade do leite em Minas Gerais. 

 

“Entre as preocupações do Unileite, uma merece destaque: o uso consciente de antibióticos, que deixam cada vez menos resíduos no alimento consumido e gera cada vez menos resistência a quem consome o produto, ou seja, é preciso evitar de todas as maneiras que o consumidor tenha acesso ao leite com resíduo de antibióticos. São mais de 500 ordenhadores que já foram capacitados nesse projeto ao longo desses 20 anos, para fazer um trabalho de alto desempenho”, explicou o professor Lívio sobre a importância que o projeto Unileite possui. 

 
“O principal valor do projeto Unileite é desenvolver talentos em todos os níveis. No nível acadêmico, esse desenvolvimento de talentos tem o objetivo de transformar a vida de um estudante de Medicina Veterinária para uma amplitude além do ambiente acadêmico, conduzindo a sua vida profissional durante a evolução dele como aluno da graduação. Já no nível gerencial é levar para o produtor de leite técnicas gerenciais e parâmetros para que ele possa produzir o leite com cada vez mais qualidade, tornando um produto mais assimilável e aceitável pelo mercado consumidor, e da mesma maneira, mais rentável e criterioso com o alinhamento profissional dele”, destacou o professor Lívio Molina, coordenador do Unileite. 
 

 

 

O  “Dia de Campo – Programa de Controle de Mastite”, realizado no dia 19 de maio,  celebrou a data e o encerramento do Ciclo de Pompéu. O evento também fez parte das comemorações de 90 anos da Escola de Veterinária da UFMG.
 
O evento realizado no Hotel Tulipin e na Fazenda Salvador contou com diversas palestras. As apresentações começaram às 8h30. Marcelo Candiotto (CCPR), prof. Livio Molina (Unileite-UFMG), Ronald Coulter (Nutron), Mauro Figueiredo (Presidente da Coopersete) e Cesar Afonso Lacerda (Presidente Coopel) falaram sobre a contribuição do Unileite. 
 
Em seguida, às 9h30, aconteceu a 1ª palestra do dia com o tema “Visão do Futuro sobre o Agronegócio”, ministrada pelo presidente da Cargill Nutrição Animal, Celso Mello. A palestra sobre “Qualidade do leite: uma questão de atitude” ministrada pelo prof. Livio Molina do projeto Unileite UFMG, foi o segundo evento do dia.
                 
Às 11h30, houve a apresentação dos resultados das fazendas assistidas pelo Programa Unileite e uma palestra sobre dinâmica de qualidade. 
 
 
Após a 3ª palestra do dia, os presentes no evento tiveram uma hora de almoço e em seguida foram conduzidos até a Fazenda Salvador em Cachoeira da Prata. Na fazenda, havia diversos estandes montados: o estande de “identificação, segregação e descarte de vacas portadoras de mastite crônica”, o de “higiene e conforto no ambiente das vacas”, ministrado pelo Prof. Lívio e o estande de “limpeza e manutenção do equipamento de ordenha”. 
 
 
Ao ser perguntado a respeito das perspectivas futuras do projeto, Lívio ressalta que: 
“Esperamos um futuro cada vez mais entrosado com o bem estar animal e com a sustentabilidade - uso de antibióticos e controle de veiculação de alguns tipos doenças que poderiam ser controladas com técnicas de higiene. E para o futuro dos alunos, é perceptível que o estudante cresce de maneira expressiva, em termos de maturidade profissional, técnica e pessoal, pois ele passa por um treinamento em vários níveis de gerenciamento de negócio. E o mais importante: o mercado de trabalho já entendeu que o egresso desse projeto tem uma condição diferenciada que permite que o aluno seja inserido no mercado de trabalho com mais facilidade”. 
 
O evento foi encerrado por volta de 16h30, com as palestras: “Plano de ação para implantação do programa Unileite de controle de Mastite” e “Estratégia: descreva as ações para implantação do programa em sua cooperativa”
 
 
 

 

 

 

Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG
Av. Presidente Carlos Luz, 5162
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276