Estudantes da Escola criam projeto de conscientização sobre combate à raiva

10.05.2022

Idealizado pelas estudantes da Escola Lorena Macedo e Isadora Martins, o projeto "Combatendo juntos a Raiva em Minas Gerais" nasceu de uma iniciativa conjunta entre as alunas e o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas (CRMV-MG). A ideia, que surgiu a partir de uma aula da disciplina "planificação e saúde animal", ultrapassou as barreiras da sala e adentrou no campo prático, contando hoje com diversas ações. 
 
Com a intenção de conscientizar a população acerca dos perigos da raiva e atualizar os profissionais da saúde sobre qualquer possível avanço da doença, o projeto foi dividido em duas frentes: “Educação e saúde para população em geral”, conduzida pela Lorena Macedo, e a frente para médicos veterinários, conduzida pela Isadora Martins.
 
Segundo Lorena, a frente para a população em geral tem por objetivo compartilhar conhecimentos básicos que ajudem as pessoas a se prevenirem contra a doença. Nessa frente, alguns projetos importantes já foram realizados, como a divulgação da nota técnica da prefeitura, compartilhada de modo lúdico e com linguagem de fácil compreensão; uma live de apresentação do projeto sobre “Dúvidas Frequentes” com a vereadora Duda Salabert e a veterinária Maria Helena, do Conselho Regional (para assistir à live, só clicar no link) e uma entrevista para a Rádio UFMG Educativa, que assim como as demais ações, teve por objetivo informar a população acerca da raiva de forma descomplicada (para ouvir a entrevista, clique no link). Além dos projetos citados, as estudantes ainda desenvolveram um vídeo animado com o título: “Reintrodução da Raiva Urbana: O que podemos fazer?” (para assistir ao vídeo, é só acessar o link).
 
Acerca da frente para os profissionais da saúde, Lorena nos explica que será feito um podcast no CRMV – MG com especialistas no assunto, para manter a comunidade veterinária atualizada. Além do mais, um curso para estudantes e médicos veterinários está em desenvolvimento. O curso será gratuito e possuirá emissão de certificados.  
 
O projeto “Combatendo juntos a Raiva em Minas Gerais”, que possui grande importância para a sociedade, ainda conta com diversas ações futuras, como a intervenção em clínicas veterinárias e palestras em escolas de ensino fundamental e médio. Para mais informações, acesse o instagram do CRMV e acompanhe as atualizações. 
 
Lorena Macedo e Isadora Martins - idealizadoras do projeto "Combatendo juntos a Raiva em Minas Gerais"
Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG
Av. Presidente Carlos Luz, 5162
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276