9ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG acontecerá de 17 a 21 de maio; veja a programação

14.05.2021

Com o tema Vida: Mutirão de todes, a 9ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG será realizada de 17 a 21 de maio. Toda a programação é gratuita e on-line, com transmissões ao vivo nas plataformas virtuais.

O evento buscará contribuir para o fortalecimento da luta antimanicomial e o debate público sobre a saúde mental em uma perspectiva interseccional por meio de diversos eventos, como oficinas, debates, palestras, rodas de conversas e atividades culturais.

A abertura oficial será na segunda-feira, dia 17, a partir das 17h, e terá a conferência Apesar do Brasil, que será ministrada pela escritora, artista indisciplinar e pesquisadora Jota Mombaça, com transmissão no canal da Pró-reitoria de Extensão no YouTube.    

Proposta pela Rede de Saúde Mental da UFMG em parceria com movimentos sociais, sindicais, conselhos profissionais e coletivos, a Semana de Saúde Mental será organizada, em 2021, pela recém-criada Universidade dos Direitos Humanos (UDH), diretoria vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex). "O contexto pandêmico reafirmou a centralidade do debate público em torno da saúde mental, que hoje é ainda mais urgente e amplo", avalia a diretora da Universidade de Direitos Humanos, Maria Aparecida Moura. Leia entrevista com ‘Cida’ Moura aqui.

Ela destaca ainda que o evento será uma grande oportunidade de reflexões e contribuições acerca da saúde como questão social numa perspectiva de rede de colaboração. "Vamos reunir ações e experiências de atores e pensadores de diversas áreas, entidades e organizações, dentro e fora da UFMG, que vão tornar públicas contribuições para o fortalecimento da saúde mental e para o enfrentamento dos problemas sociais, norteados pelo acolhimento, o cuidado, a sensibilidade e a reflexão crítica que caracterizam esse movimento", afirma.

Sobre a Semana

A Semana de Saúde Mental e Inclusão Social é promovida desde 2013. De forma interdisciplinar, aborda a temática da saúde mental com o foco na reforma psiquiátrica e no Sistema Único de Saúde (SUS), fomentando a discussão na comunidade acadêmica em parceria com diversas instituições envolvidas na sustentação da atenção pública psiquiátrica e psicológica a pessoas com sofrimento mental.

O evento tem também o objetivo de celebrar e divulgar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, conhecido como 18 de Maio, que mobiliza anualmente movimentos sociais, coletivos antimanicomiais e a rede pública de atenção em saúde mental.

Além disso, visa criar espaços e meios de compartilhamento e reflexão e promover o intercâmbio de informações entre os sujeitos envolvidos nos serviços e política de saúde mental, incentivando o diálogo entre a comunidade interna e externa da UFMG, instituições, estudiosos e pesquisadores nacionais e internacionais que se dedicam à temática.

Para acompanhar as atividades, basta acessar os links disponíveis na programação oficial.

Outras informações podem ser obtidas no site do evento.

Redação: CEDECOM

Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG
Av. Presidente Carlos Luz, 5162
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276