Pesquisadores da Escola lançam livro sobre ruminantes em sistemas integrados

10.05.2021

Constituindo uma prática de franco crescimento no setor agropecuário brasileiro, a estratégia produtiva de conciliação entre as atividades agrícolas, pecuárias e florestais é o ponto central do livro Produção de Ruminantes em Sistemas Integrados, do Doutor em Zootecnia e professor titular da UFMG, Lúcio Carlos Gonçalves, e do Doutorando em Zootecnia, Álan Figueiredo de Oliveira. O trabalho, que conta com a colaboração de pesquisadores e alunos da Escola de Veterinária, é resultado de mais de um ano de pesquisas viabilizadas pela FEPE, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, entidade sem fins lucrativos que presta auxílio às atividades acadêmicas desenvolvidas na Escola. 
 
 
Ao longo dos 19 capítulos, o livro permeia os desafios de sistemas integrados, sua capacidade e seu porte diante da crescente exigência da sustentabilidade. Segundo Álan Figueiredo, publicações sobre o assunto em bons periódicos científicos só são encontradas em língua inglesa. “O nosso objetivo foi fazer revisões mais simples de serem entendidas e interpretadas. Além disso, não há um livro para discutir exclusivamente o desempenho animal em sistemas integrados, geralmente a parte agronômica é resumida em capítulos”, pontua.
 
A integração entre as atividades, que visa a otimização do espaço de terra e a redução de custos de produção, não deixa de lado, no entanto, práticas sustentáveis. Lúcio Gonçalves, professor do Departamento de Zootecnia (DZOO) da Escola de Veterinária, destaca a preocupação ambiental apontada no livro: “Hoje a agropecuária deve ser sustentável; tecnificada, mas em consonância com a sustentabilidade do ambiente, ou seja, deve-se produzir sem que sejam esgotados os recursos naturais”. 
 
Por abordar diversos prismas dos sistemas, a obra é destinada a todos os públicos interessados em compreender a diversidade, os potenciais e os limites da produção integrada, desde técnicos de campo de níveis médio e superior a produtores rurais, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação. 
 
Para baixar o livro Produção de Ruminantes em Sistemas Integrados, clique aqui.
 
Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG
Av. Presidente Carlos Luz, 5162
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276