Comissão de Bem com a Vida realiza série de vídeos com mensagens de fim de ano

24.12.2020

Com a chegada do Natal e do Ano Novo, começou a ser veiculada nas redes sociais da Escola de Veterinária uma série de vídeos produzidos por alunos e professores da Comissão de Bem com a Vida.
 
Criada em outubro de 2017, a Comissão de Bem com a Vida tem como objetivo elaborar propostas e ações para proporcionar o acolhimento, inclusão, e melhor convivência dentro da comunidade da Escola de Veterinária. Entre as propostas e ações que a Comissão já organizou estão palestras, oficinas, rodas de conversa, e atividades de lazer, como as festas juninas e confraternizações de fim de ano, em  2018 e 2019.
 
A Professora Maria Isabel Guedes, que organizou a produção dos vídeos, conta que o projeto foi uma sugestão da Profa. Daniela Chemim de Melo, do Departamento de Zootecnia e membro da Comissão de Bem com a Vida. “Como nos dois anos anteriores a Comissão organizou as festas de confraternização de fim de ano da Escola de Veterinária da UFMG, mas nesse ano atípico uma festa estava fora de cogitação, a Dani sugeriu de gravarmos vídeos de sacerdotes/representantes de diferentes religiões, com mensagens de esperança e fé para todos, nesse momento tão triste”, ela diz.
 
“E foi sugerido também que houvesse uma mensagem da Professora Zélia, como Diretora da Escola, e dos alunos do Diretório Acadêmico (DA) da Escola, para que não fosse algo exclusivamente ligado a religiões. Queríamos que os vídeos com mensagens fossem os mais diversos possíveis, para que todos se sentissem acolhidos e representados” completa a Professora Maria Isabel.
Além da Professora Maria Isabel Guedes, participaram também da produção dos vídeos os professores Daniela Chemim de Melo, Danielle Ferreira de Magalhães Soares e  Matheus Anchieta Ramirez, e os alunos Isabella Valu, Maria Laura Ramos, Maria Clara Braga, Lorena Macedo, Camila Siqueira e Daniel Nunes, que se disse satisfeito em fazer o contato para ajudar a abrir espaço para várias religiões dentro da comunidade da Escola de Veterinária.
 
Participam dos vídeos membros de Igrejas Católica e Protestante, do Espiritismo, do Islamismo, do Budismo e da Umbanda, além da Professora Zélia Lobato e da aluna Gaby Souto, do DA. 
 
Ano Novo, Novas propostas
 
Em 2020, mesmo com o distanciamento imposto pela pandemia, a Comissão de Bem com a Vida realizou diversas propostas para mitigar os efeitos do isolamento social no cotidiano dos membros da comunidade da Escola.
O Serviço de Escuta Acadêmica da EV, sob a responsabilidade da servidora Margaret Vieira Araújo, que também é membro da Comissão, promoveu uma Roda de Conversa Online, no dia 28 de maio, com os alunos da Pós-Graduação em Zootecnia, em resposta a uma demanda da Coordenadora do Colegiado de Pós-Graduação em Zootecnia, Profa.  ngela Maria Quintão Lana, sobre a necessidade apresentada pelos alunos de conversarem sobre as angústias que os afligiam no atual cenário da pandemia. A roda de conversa foi mediada por Margaret e pela doutoranda em Ciência Animal, Laiza Bonela, também membro da Comissão. A experiência foi ótima e contou com a participação de vários alunos. 
 
Uma segunda Roda de Conversa Online ocorreu no dia 21 de julho, com a participação de alunos de graduação e pós-graduação do Laboratório de Aquacultura (Laqua), em resposta a uma demanda apresentada pela Diretora do Laqua, Profa. Cíntia Labussière Nakayama e pelo doutorando em Zootecnia Franklin Fernando Batista da Costa, também diante de diversos relatos de alunos sobre quadros de ansiedade, angústia, tristeza e depressão, agravados pela pandemia. Essa roda de conversa foi mediada pela Margaret e pelo Franklin, contando com a participação de vários alunos, os quais deram feedback positivo sobre a atividade.
 
Em setembro, a Comissão promoveu um ciclo de palestras online/webinars, alusivo ao “Setembro Amarelo”, mês oficial da prevenção ao suicídio. Foram três palestras, uma por semana. A primeira palestra foi no dia 14, sobre “Organização e Gestão do tempo no contexto do ensino online”, ministrada pela Profa. Cléia Batista Dias Ornellas, do DTIPOA e membro da Comissão. A segunda palestra foi no dia 21, cujo tema foi "Mindfulness no dia a dia e seus benefícios", ministrada por Patrícia Mendes Coelho, instrutora de Mindfulness certificada pelo MTI (Mindfulness Trainings International), e de Mindful Eating  (ME-CL/Bélgica). A terceira palestra foi no dia 28, abordando o tema “Cuidado de si e subjetividade: reflexões para um Setembro Amarelo”, ministrada pela Profa. Tereza Kurimoto, da Escola de Enfermagem da UFMG e membro da Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG.
 
Para 2021, a Professora Maria Isabel conta que a Comissão tem planos de promover ações que melhorem o bem-estar da comunidade, como mais rodas de conversa e palestras e aulas práticas sobre modalidades de Práticas Integrativas Complementares de Cuidado, como meditação, yoga, mindfulness, massoterapia, biodança, Reiki, entre outras. Também serão ministrados cursos on-line em áreas diversas, de acordo com a demanda e a expertise dos membros da comunidade da Escola de Veterinária, como culinária,pintura e outras.
 
“Como é pouco provável que ocorra o retorno às aulas e às atividades presenciais como era antes da pandemia, pelo menos até o segundo semestre de 2021 [...] ainda não sabemos como iremos organizar esses eventos, mas a ideia principal é que sejam atividades online mais curtas e práticas, para não sobrecarregar o pessoal com ‘lives’”, finaliza.
 
Acompanhe as postagens dos vídeos em nossas redes sociais ou assista ao compilado deles em nosso canal no Youtube ou no vídeo a seguir:

Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG
Av. Presidente Carlos Luz, 5162
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276