Escuta Acadêmica mantém espaço de acolhimento para a Comunidade da Escola

11.12.2020

O Serviço de Escuta Acadêmica da Escola de Veterinária se iniciou em 2018, a partir da demanda da própria unidade e vem sendo executado pela servidora técnico-administrativo Margaret Araújo, com o apoio da Comissão “DE BEM COM A VIDA” e da Diretoria.
 
O Serviço de Escuta Acadêmica da Escola, vem de encontro à necessidade de um espaço para a escuta e acolhimento de demandas dos alunos de Graduação, Pós-Graduação e Residentes da Escola, e vem sendo ampliado a toda a comunidade da Escola.
 
Àqueles que buscam a Escuta Acadêmica da Escola de Veterinária são acolhidos com todo respeito, cuidado e sigilo profissional e orientados na busca de soluções às questões apresentadas. Nesse sentido é muito importante saber ouvir o que o outro tem a dizer e buscar ampliar as suas possibilidades no ambiente acadêmico.
 
Esse ano de 2020 nos trouxe muitos desafios e todo desafio traz consigo a oportunidade de amadurecimento e novos aprendizados. Com a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas da Escola de Veterinária, os atendimentos da Escuta Acadêmica (individual ou em grupo - Rodas de Conversa) continuam sendo realizados por meio remoto (via Skype), mediante agendamento por e-mail: escuta@vet.ufmg.br.
 
 
Destacamos alguns dos motivos de busca pelo Serviço de Escuta Acadêmica da Escola de Veterinária: 
 
a) Propiciar um espaço para o diálogo e acolhimento aos estudantes de Graduação em Medicina Veterinária e Aquacultura, Pós-Graduação e Residência da Escola de Veterinária da UFMG relacionados às questões acadêmicas e/ou de outra natureza, buscando auxiliar o aluno na solução de conflitos e dificuldades interpessoais que estejam interferindo e prejudicando o seu desempenho acadêmico.
 
b) Realizar acolhimento, orientação e encaminhamentos necessários dos alunos com demandas sobre questões institucionais (disciplinas, professores, curso, planejamento do percurso acadêmico, e outros) auxiliando-os no desenvolvimento de habilidades interpessoais necessárias ao seu bom desempenho acadêmico.
 
c) Acolhimento e orientação aos alunos com dificuldades com o ERE (Ensino Remoto Emergencial), ajudando-os a compreender melhor as suas dificuldades, a estabelecer prioridades e rotinas de estudo e a melhor interagir com colegas e professores do curso.
 
d) Orientação sobre Trancamentos de Matrícula (Total e Parcial), Regime Especial, Rendimento Semestral Baixo, Recursos para Reinclusão Administrativa.
 
e) Mediação e orientação quanto as especificidades dos alunos portadores de Necessidades Especiais, juntamente com o NAI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG.
 
f) Mediação em Rodas de Conversa (individual e em grupo) para todos os membro da Comunidade da Escola de Veterinária.
 
 
 
Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG
Av. Presidente Carlos Luz, 5162
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276