Conheça a programação cultural da Semana do Conhecimento UFMG

16.10.2020

Já está disponível a programação cultural da 29ª Semana do Conhecimento UFMG. As apresentações acontecem de forma on-line, pelo YouTube, e seguem a temática do evento que, neste ano, é Inteligência Artificial e as travessias nas fronteiras do conhecimento. A atividade acontecerá entre os dias 19 e 23 de outubro, com muitas atividades culturais, em parceria com a Diretoria de Ação Cultural da UFMG. O espetáculo Coro virtual MLK (U2), do Ars Nova-Coral da UFMG, abre a programação.
 
 
19 de outubro – segunda-feira
 
Coro virtual MLK (U2) do Ars Nova-Coral da UFMG
 
A canção MLK, do grupo irlandês U2, traz no título as iniciais de Martin Luther King, ativista político e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos. Trata-se de uma breve e suave balada, lançada no disco The Unforgettable Fire, em 1984. A canção é interpretada pelos cantores do Ars Nova-Coral da UFMG, durante a abertura oficial da Semana do Conhecimento. O lançamento do coro virtual será às 19h, pelo YouTube da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAC). A transmissão também será exibida no canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG.
 
MLK foi lançada originalmente em abril em uma homenagem do Ars Nova aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. O coro virtual tem arranjo de Bob Chilcott e solo do tenor do Ars Nova Hendrigo del Freitas. Os coros virtuais são peças realizadas a distância, gravadas individualmente, com cada músico em sua casa, montadas e editadas em vídeo. A produção dos coros virtuais tem parceria da Escola de Música, da Pró-reitoria de Extensão e da UFMG.
 
 
21 de outubro – Quarta
 
Circuito Cultural UFMG apresenta Aproximações tecnológicas: abordagens para o fazer musical utilizando computadores, com alunos da Escola de Música da UFMG
 
O Circuito Cultural UFMG, da Diretoria de Ação Cultural, lançará a apresentação virtual dos alunos da Escola de Música da Universidade, Brandon Alves, Fellipe Miranda, Jonatah Cardoso e Rubens Silva. Em Aproximações tecnológicas, cada artista realiza diferentes performances musicais a partir de programas e aplicativos eletrônicos. O resultado são paisagens sonoras, visuais e rítmicas a partir de ritmos inusitados como o pagodão baiano,funk carioca e músicas de artistas nacionais e internacionais.
 
A estreia será às 19h, pelo YouTube. O vídeo ficará disponível no canal para quem não puder acompanhar o lançamento.
 
 
23 de outubro – Sexta
 
Concerto Duo Qattus
 
Formado por Elise Pittenger no violoncello e Fernando Rocha na percussão, o Duo Qattus se apresentará durante o encerramento da Semana do Conhecimento UFMG, às 19h, pelo YouTube da CAC. A transmissão também será exibida no canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG.
 
O repertório inclui a canção Bachianas Brasileiras 5: I. Aria e Cantilena (1938), de Heitor Villa-Lobos, e Adagio para vibrafone e violoncello (2015), de Rufo Herrera.
 
O duo é resultado de muitos anos de colaboração entre Fernando e Elise. Eles começaram a tocar juntos no Grupo de Música Contemporânea (CME) da Universidade McGill, no Canadá, em 2006. No Brasil, eles atuam juntos desde 2010, em dois grupos de música contemporânea: o Oficina Música Viva e o Sonante 21.
 
No início de 2011, eles passaram a pesquisar e coletar obras para violoncelo e percussão e, também, encomendaram obras especificamente para o duo. No final de 2011, fizeram seu primeiro concerto e, em janeiro de 2012, atuaram por duas semanas como artista residente no Banff Arts Centre (Canadá) realizando, na sequência, uma turnê por EUA e Canada. Atualmente, finalizam a gravação de seu primeiro CD, com obras brasileiras escritas para esta formação.
 
 
Redação: Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG
 
Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG
Av. Presidente Carlos Luz, 5162
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276