Bibliotecário da Escola de Veterinária participa de live para lançamento de livro

10.09.2020

Aconteceu no último dia 02 de setembro a live de lançamento do livro “Deslocamentos estéticos”  organizado pelo Bibliotecário da Escola de Veterinária da UFMG, Wellington Marçal, em parceria com a Professora Roberta Maria Ferreira Alves, da UFVJM. Ambos fazem parte do Grupo de Estudos de Estéticas Diaspóricas, criado e coordenado pela Professora Maria Nazareth Soares Fonseca, quando ela atuava como professora de Letras/Literaturas na PUC Minas.
 
 
O livro surgiu da ideia de celebrar os dez anos de criação do GEED e sua primeira década de intensas atividades. Inicialmente imaginado apenas um artigo para contar a história do Grupo, a ideia cresceu, acolhendo as reflexões dos vários “geedistas” convocados a  contribuir com um capítulo, cujo trabalho fosse oriundo das discussões e pesquisas feitas a partir das temáticas analisadas pelo GEED.
 
Lançado pelo Selo Nyota, o livro conta com dezesseis capítulos com distintas vozes e pontos de vistas, refletindo a construção coletiva que tivera. Prefaciado pela Professora Maria Nazareth e posfaciado por Ivete Lara Camargos Walty, os capítulos fazem um deslocamento por diferentes espaços das literaturas, desde a literatura afro-brasileira (com Machado de Assis, Conceição Evaristo, por exemplo), passando por diálogos com literaturas africanas de língua portuguesa e de língua inglesa, além de uma síntese dos dez anos de pesquisa, com projetos aprovados e fomentados pelo CNPq. 
 
O texto de quarta capa é da escritora e intelectual guineense Odete Semedo, ecoando o relevante trabalho do selo editorial em visibilizar epistemologias de vertente decolonial disseminando “conhecimentos e pesquisas produzidas por mulheres, negros/as, indígenas e população LGBTQIA+ que possuam como interesse principal divulgar suas pesquisas, descobertas científicas e experiências profissionais para a comunidade em geral” como consta em seu site.
 
Wellington Marçal, que é graduado em Biblioteconomia pela UFMG, e possui mestrado e doutorado em Letras/Literatura pela PUC Minas, esclarece que, a príncipio, o livro pode não parecer ter ligação direta com o campo da Medicina Veterinária, mas que “o trabalho com o texto literário é essencial para provocar reflexões em quaisquer campos do saber”.
 
“Um profissional da área da Medicina Veterinária, por exemplo, sempre encontrará a possibilidade de abrir sua mente para outras visões de mundo, recorrendo a narrativas literárias. Notadamente se essas forem de espaços ainda tão pouco conhecidos e sub-representados, como são os vários países africanos e os sistemas literários de cada uma dessas nações” afirma Marçal. Ele, que possui nas Literaturas africanas de língua portuguesa sua área principal de pesquisa, afirma que o livro é fruto dessa linha de atuação, mas que também desenvolve pesquisas no campo da Biblioteconomia, sua area de formação original. 
 
Marçal informa que a obra vai cumprir um período de carência e posteriormente será disponibilizado o ebook no site da Nyota, mas um exemplar já foi doado pelos organizadores para a biblioteca da FAFICH. 
 
Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG
Av. Presidente Carlos Luz, 5162
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276