Alunos de aquacultura visitam sistema de ranicultura

11.12.2019

No dia 5 de dezembro de 2019, alunos da disciplina de ranicultura visitaram uma fazenda de rã em Matão, São Paulo. De acordo com o professor Galileu Veras, eles conseguiram estudar as fases da produção: reprodução, criação de girinos, metamorfose, recria, engorda, abate e a comercialização. Para o aluno Carlos Henrique Santo de Assis do 2º período de aquacultura, a visita foi "uma experiência necessária para enxergar na prática o que vemos na sala de aula".

Ao todo, foram 8 alunos na visita; "iam mais alunos, mas devido a época do ano ficou complicado", brinca o professor. Mas os alunos que foram viram na prática o que aprenderam na sala de aula e compreenderam o funcionamento de um sistema de ranicultura com a orientação de Cleber Ventirelli, o produtor. "Ampliou minha noção de valores investidos, possível retorno financeiro e qual o nível de qualidade de vida um produtor daquele porte pode obter", diz Carlos Henrique.

Galileu comenta que a visita serviu, também, para "Dar algumas dicas que ele [o produtor] pode incorporar na rotina. Pegar, também, algumas técnicas que o produtor utiliza". Para o aluno, ela o levou a "valorizar ainda mais o trabalho que é feito longe dos grandes centros urbanos, mas que é praticamente invisível para a grande população". Por fim, ambos dizem que a troca de informação foi muito marcante para eles e para o produtor.

WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG