Disciplina de maricultura aprofunda conhecimento de alunos

06.11.2019

"Práticas em Maricultura" é uma nova disciplina que surgiu considerando a dificuldade que os alunos de aquacultura tinham em ter aula sobre animais marinhos. Os professores Kleber Campos Miranda e Matheus Anchieta Ramires foram os idealizadores da disciplina; "[Nós] vimos a necessidade e a importância das aulas práticas para complementar o conteúdo teórico visto na sala de aula", comenta Kleber. Gabriela Moreira, estudante do 5º período de aquacultura, diz que a aula prática "foi enriquecedora".

A disciplina prática ocorreu de 20 a 24 de outubro e a visita aconteceu no Rio de Janeiro. "Primeiramente, vizualizamos a parte de carcinicultura em água doce, na fazenda Santa Clara no município de Silva Jardim", explica o professor Campos. Nesse local, o grupo também viu a produção de camarão de água doce e, depois, degustaram esse animal raro no restaurante da fazenda, Point do Camarão. O grupo seguiu para Ilha Grande, Angra dos Reis, onde foi visto o cultivo de Vieira e Bijupirá. " [O Bijupirá] está entre as espécies mais estudadas para cultivo, tendo em vista seu crescimento rápido", diz Kleber.

Foram 17 alunos que participaram das visitas. De acordo com Gabriela, "[as visitas] serviram para que tivéssemos mais autonomia para agir e aplicar o diagnóstico de situação nos locais visitados". A aluna comenta, também, que as pessoas que atenderam o grupo tinham um alto nível técnico e ensinaram sobre manejo dos animais, sanidade e sobre como alcançar o mercado. "Mas a gente percebeu que ainda faltam coisas de aplicação científica na cultura", conclui.

WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG