Alunos da Escola de Veterinária visitam propriedades rurais em Poconé-MT

04.11.2019

Integrantes do GEPE (Grupo de Estudos em Produção de Equinos) e alunos de Equideocultura realizaram viagem ao Pantanal, em Poconé-MT. A viagem ocorreu entre os dias 19 e 27 de outubro, e possibilitou aos alunos o conhecimento do sistema de criação do Cavalo Pantaneiro e da realização de práticas como casqueamento e julgamento de morfologia. Ao todo, 6 propriedades rurais foram visitadas.

A Viagem foi cordenada pela professora Adalgiza Rezende e organizada pela aluna Amanda Souza juntamente a ABCCP (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pantaneiro). Amanda falou um pouco sobre a experiência da viagem. "Na viagem de equideocultura ao Pantanal nós vimos o sistema de criação do cavalo pantaneiro, no qual os cavalos expressam seu comportamento natural. Os animais que são usados na lida na fazenda desempenham funções extremamente exaustivas, mas têm sua fisiologia respeitada pelos criadores. Conhecemos a cultura pantaneira, o manejo dos animais em propriedades que ficam alagadas durante um período do ano. Além disso, tivemos aulas práticas de casqueamento, julgamento de morfologia, confecção de resenhas, arreatas e embocaduras. Conhecer de perto esse sistema foi uma oportunidade ímpar para nós, futuros médicos veterinários, pois poderemos levar uma mentalidade de criação diferente para os criadores de equinos na nossa região".

Amanda aproveitou o momento para agradecer pela oportunidade da viagem. "Poder organizar a viagem junto à ABCCP foi uma experiência enriquecedora para mim, foi uma oportunidade que a professora Adalgiza me deu e sem dúvidas foi um contato profissional que acrescentou muito. Nós, alunos, gostaríamos de agradecer à Escola, à ABCCP, ao Manoel e todos os criadores que nos receberam, tornando possível a realização da viagem".

WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG