Centro de Memória entrevista Sylvio Miguel, funcionário aposentado

29.10.2019

O Centro de Memória da Escola de Veterinária da UFMG, realizou nos dias 6 e 7 de maio de 2019, uma visita ao funcionário aposentado Sylvio Miguel, em Viçosa. Como parte do projeto de extensão Valorização Profissional, a viagem teve como objetivo entrevistar o técnico de laboratório que trabalhou na Escola até 1972, quando se aposentou por tempo de serviço.
 
Ao receber com alegria a equipe da Escola para um café, Sylvio mostrou as homenagens recebidas nas três instituições em que trabalhou: UFMG, UFV e Univiçosa.
 
 
                                     (Sylvio Miguel e seu amigo Dário Dias, técnico de laboratório no DCCV. Foto:Cememor)
 
Dentre tantas homenagens, destaca-se um certificado de Honra ao Mérito, concedido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (título outorgado somente a médicos veterinários) ao Sylvio em 2013.
 
 
                                                                                                                    (Foto: Cememor)
 
Sylvio Miguel perdeu os pais muito precocemente e foi criado pelo Abrigo de Menores Afonso de Morais. Depois foi para o Instituto João Pinheiro, onde teve sua primeira experiência profissional. O técnico conta que, muito novo, começou a trabalhar como auxiliar de dentista e depois de enfermeiro. Mas efetivamente na Veterinária da UFMG, começou trabalhando na equipe de limpeza da Escola, até que fossem formados os laboratórios. Ele trabalhou na Patologia, na Histologia e na Zootecnia.             
 
                                   
                                                                       (Foto: Cememor)
 
De tão dedicado ao trabalho, Sylvio aprendeu a fazer até mesmo necrópsias. Vendo todo esse esforço e amor ao trabalho, o professor Nelo de Moura Rangel lhe presenteou com um estojo de material cirúrgico, contendo objetos como pinças e tesouras, para que ele pudesse atuar de maneira ainda mais intensa.
 
Após ter se aposentado na EV-UFMG, Sylvio foi convidado a trabalhar na Universidade Federal de Viçosa, onde ficou até os 72 anos e se aposentou pela segunda vez. Em 2004, a convite do professor Luiz Hemetério, Sylvio ajudou no processo de montagem dos laboratórios na Univiçosa e lá permaneceu até 2018, quando se aposentou novamente a pedido de sua filha. 
 
Questionado sobre qual a motivação para continuar trabalhando mesmo depois de ter se aposentado, Sylvio relata seu amor pelo trabalho de laboratorista: “Me arrependi de ter me aposentado... gostava mesmo de trabalhar em laboratório”.
 
Sylvio é muito admirado por onde passou: “Digo que aprendi muito com ele, não só a parte de laboratórios, de fazer as lâminas, e as necrópsias, mas, principalmente a parte comportamental, o exemplo que ele sempre deu, de dedicação, de tratar o próximo com respeito, de vestir a camisa e sempre procurar fazer o melhor que se pode. Então, ele sempre me ensinou e o tenho como um grande exemplo”, relata Vitor Milagres Vilela, coordenador de laboratórios da Univiçosa.
 
 
                                                                                           (Vitor Milagres Vilela. Foto: Cememor)
 
 
                                                                (Adão Carlos Cardoso, Técnico de Laboratório. Foto: Cememor.)
 
Na Univiçosa, além de muitas homenagens, Sylvio teve um dos núcleos da faculdade com seu nome.
 
 
                                                                                                                                  (Foto: Cememor)
 
Outro que relata ter grande admiração pelo Sylvio, é Adão Carlos Cardoso, técnico de laboratório da UFV: “Não vou esquecer nunca mais dele. Ele me ajudou muito. Foi um espelho na minha vida. E uma lição de vida. Ele gosta de trabalhar, de fazer as coisas bem feitas”. 
 
Redação: Cememor
Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG
Av. Presidente Carlos Luz, 5162
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276