[BACK]
Escola de Veterinária realiza oficina de metodologia de pesquisa

18.06.2019

Você sabe fazer uma pesquisa? Conhece os passos e a metodologia aplicada à esses estudos? Foram esses alguns dos conhecimentos adquiridos por cerca de 60 alunos do curso de Medicina Veterinária durante Oficina de metodologia de pesquisa científica. O encontro, realizado no último dia 5, que contou com palestras e coffee break, abordou também possibilidades futuras na vida profissional do Médico Veterinário decorrente do programa de iniciação científica realizado na graduação.

Promovida pelo Núcleo de Assessoramento à Pesquisa da Escola de Veterinária (Napq), a oficina têm como objetivo aproximar os alunos de graduação para o ambiente de pesquisa, apresentando a iniciação científica como uma importante possibilidade durante a caminhada acadêmica, podendo inclusive infuenciar o caminho profissional do aluno, à exemplo da palestrante Laiza Gomes, doutoranda em Saúde Pública pela UFMG. 

Laiza apresentou sua experiência pessoal com o programa de iniciação científica, e como a pesquisa fez com que ela traçasse sua trajetória profissional através dessa experimentação. Ela reforçou a importância de se estar em um ambiente que promova a pesquisa, como a iniciação, pois através dela, possibilidades se criam para o futuro como profissional.

A doutoranda abordou também como a trajetória profisisonal é dotada de dificuldades assim como a iniciação científica, e refletiu em como a vivência dessas dificuldades desde a graduação é de valia para o futuro como pesquisador. O esforço e a entrega dos alunos durante a pesquisa científica e as dificuldades vivenciadas, se bem vividas, se tranduzem em sucesso e rendem frutos no futuro.

Laiza reforçou a importância da difusão dessa parte da graduação, que é a iniciação, em oficinas e projetos na Escola de Veterinária, pois "as escolhas feitas na universidade, o tempo em que se dedica à esses estudos são de extrema importância, visto que a iniciação científica gera experiência para a vida profissional, bem como abre portas e oportunidades, o que fará com que esse estudante seja mais capacitado e habilitado aos desafios e à enfrentá-los", conclui Laiza.

  

Compartilhe:
Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, Campus Pampulha da UFMG
CEP 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEPHONE: +55 31 3409-2001
TELEPHONE NR - VETERINARY HOSPITAL: +55 31 3409-2000