Vice-diretor da Escola de Veterinária recebe honraria durante ExpoZebu

16.05.2019

O vice-diretor da Escola de Veterinária, Roberto Guedes, recebeu, no início de maio, uma honraria em comemoração ao aniversário de 25 anos do Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite (PNMGuL). O Programa é vinculado ao Centro Brasileiro de Melhoramento Genético do Guzerá (CBMG²), o qual possui uma parceria de pesquisas com a Escola de Veterinária. A entrega da homenagem foi realizada pela ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu), no parque de exposições de Uberaba, durante a ExpoZebu.

Essa história começou em 1982, quando Bernhard Winkler assumiu a presidência da Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando Brasil (ACGB). Para o crescimento comercial da raça Guzerá na época, era necessário demonstrar cientificamente os méritos da raça, e, para tal, fazia-se necessário estabelecer convênios e parcerias com as Universidades e instituições de pesquisa.

Assim, Wincler criou o CMBG², na intenção de ser o “braço técnico” da ACGB. O Centro tem como objetivo “promover e realizar programas de avaliação genética e seleção, pesquisas, provas zootécnicas para o melhoramento genético sustentável da raça zebuína Guzerá”. Os contatos iniciais foram a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Escola de Veterinária, dentre os quais dois ex-professores da Escola se envolveram diretamente: professor José Aurélio Garcia Bergmann e professora Vânia Maldini Penna, ambos do Departamento de Zootecnia (Dzoo) – sendo a última madrinha do projeto desde sua criação.

Em 1994 foi criado o PNMGuL, ligado ao CBMG², o qual tem como base “a integração de modernas ferramentas do melhoramento animal para imprimir rapidez e confiabilidade à seleção”. Em 25 anos, o Programa gerou resultados em mais de 400 touros da raça Guzerá, sendo que, segundo resultados do Programa, “houve um aumento médio de 50 kg de leite/ano na lactação das vacas Guzerá”.

Para Roberto Guedes, “a parceria entre o Centro Brasileiro de Melhoramento Genético do Guzerá (CBMG²) mostra como a parceria da iniciativa privada com a pesquisa e extensão desenvolvidas na Escola de Veterinária da UFMG podem gerar resultados relevantes para o setor produtivo brasileiro”. Ele também acrescenta que “esse trabalho continua a ser executado de forma mais abrangente e aprofundada, contando também com outras parcerias, como a USP e a Embrapa Gado de Leite”, podendo ser comprovado com o lançamento do Sumário de 2019 de Touros Guzerá durante a ExpoZebu.

Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG
Av. Presidente Carlos Luz, 5162
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276