Alunos do curso de Aquacultura realizam visita técnica em Muriaé

08.05.2019

Os alunos do curso de Aquacultura realizaram visita técnica ao polo mineiro de produção de peixes ornamentais, localizado no entorno da cidade de Muriaé, na zona da mata mineira.

Sob acompanhamento e orientação dos professores Matheus Anchieta e Daniela Chemim, a visita que ocorreu em abril, contou com ajuda de três monitores já familiarizados com a região, além dos produtores locais, que deram suporte aos trabalhos desenvolvidos no campo e maximizaram a experiência dos alunos.

Os alunos visitaram quatro propriedades de diferentes sistemas de produção e manejo de peixes, avaliaram a atividade em si, além das demandas e necessidades dos produtores, bem como a atuação no mercado piscicultor e seus objetivos.

A visita técnica agregou aos alunos conhecimentos sobre a produção de peixes em ambiente rural, além de vivenciarem um contato com a produção e o produtor e perceber variadas situações cotidianas que acometem ao produtor. Dentre as situações cotidianas da produção, evidencia-se a necessidade de orientação técnica e sugestões de intervenções, orientações essas que são de difícil acesso para esse produtor.

As possíveis sugestões e intervenções técnicas podem otimizar o sistema produtivo, pois podem melhorar práticas de manejo e reduzir perdas durante o processo, resultando em melhores resultados, sejam eles financeiros ou de facilitação da rotina diária do produtor.

Durante a visita, os alunos reconheceram sistemas de produção com mão de obra patronal e familiar, suas diferentes formas de produção, utilizando estufa ou tanque escavado, além dos diferentes métodos de reprodução e engorda.

Através das visitas técnicas os alunos compreendem a dinâmica da comercialização dos animais, desde o processo de compra de insumos e equipamentos. Além de tal entendimento, é possível reconhecer a importância do contato direto com o produtor e o trabalho que eles realizam no campo diariamente, inclusive aos fins de semana.

Diante da experiência in loco e os bons resultados visualizados nos campos de produção, entende-se a unanimidade dos proprietários ao dizer que as atividades com peixes ornamentais são um negócio rentável e que trazem satisfação a quem os realiza.

WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG