Escola realiza visita ao polo mineiro de produção de peixes ornamentais, em Muriaé

07.11.2018

Foi realizada em outubro uma visita técnica dos alunos da disciplina Tópicos em Aquacultura II ao polo mineiro de produção de peixes ornamentais, localizado no entorno da cidade de Muriaé, na zona da mata mineira. Os alunos foram acompanhados e orientados pelo professor Matheus Anchieta e a professora Daniela Chemim, sendo recebidos pelos responsáveis de três propriedades com características distintas tanto em termos de sistema produtivo, quanto em objetivos de atuação no mercado piscicultor.

Além da oportunidade de agregar conhecimentos sobre a produção dos peixes em ambiente rural, os estudantes puderam vivenciar o contato com o produtor, que muitas vezes precisa de orientação técnica e tem dificuldade no acesso a sugestões de intervenção que visem a melhora do sistema produtivo. Assim, os alunos os auxiliaram compartilhando e trocando conhecimentos sobre a redução de perdas e melhorias nas práticas de manejo, com objetivo de obter melhores resultados, sejam eles financeiros ou facilitando a rotina diária.

Os alunos também puderam reconhecer sistemas de produção com mão de obra patronal e também familiar, em suas diferentes formas de produção, utilizando estufa ou tanques escavados e os diferentes métodos de reprodução e engorda. Dessa forma, fi possível compreender toda a dinâmica da comercialização dos animais, desde a compra de insumos e equipamentos.

Além disso, ao ter um contato direto com a rotina dos produtores, os participantes puderam reconhecer seu trabalho, regado de dificuldades e desafios,  mas que não deixa de ser um negócio rentável e que traz satisfação a quem o realiza.

WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229