Sistema de aquaponia representa a Escola em comemoração ao Dia da Ciência

11.07.2018

No último dia 8, domingo, foi comemorado o Dia da Ciência no Espaço do Conhecimento da UFMG. Dentre as exposições, a Escola de Veterinária foi representada através da apresentação do sistema de aquaponia, em desenvolvimento pelo setor de aquacultura. Professora do Laqua, Cintía Nakayama, destaca os principais objetivos de levar o sistema de aquaponia ao evento.

“A ideia de levar o sistema de aquaponia era mostrar aos pais, mas sobretudo crianças e adolescentes, que ali estava integrado o conhecimento de biologia, química e física, por meio dos peixes, da qualidade de água, bombeamento e filtração. Esses conhecimentos foram gerados a partir da ciência e do estudo”, afirma a professora.

O evento teve como objetivo, além de comemorar o dia da ciência, comemorar também os 70 anos da SBPC (Sociedade Brasileira de Progresso a Ciência). A professora se mostra muito feliz com o engajamento gerado pela exposição e pela oportunidade de levar os conhecimentos da área para uma diversidade maior de pessoas.

“Assim que as pessoas se aproximavam já perguntavam sobre o que estava sendo exposto e do que se tratava a aquaponia, já que o nome aquaponia aparecia à frente. Então, explicamos o que era aquacultura, uma vez que aquaponia se trata da junção das palavras aquacultura mais hidroponia. Dessa forma, conseguimos divulgar e esclarecer sobre a criação de organismos aquáticos e sua profissionalização. Em suma, o evento foi uma grande oportunidade de nos mostrarmos e divulgarmos a aquacultura”, afirma a professora.

WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229