GEAF promove atividade de pesquisa-ação em duas comunidades quilombolas de Minas Gerais

10.07.2018

O Grupo de de Estudos da Agricultura Familiar (GEAF) da Escola de Veterinária promoveu, no dia 30 de junho de 2018, uma atividade de pesquisa-ação envolvendo duas comunidades quilombolas, no município de Conceição do Mato Dentro - MG. O evento contou com a participação de 12 alunos do GEAF, acompanhados pelo coordenador do grupo, prof. Matheus Anchieta Ramirez.  As atividades tiveram como foco mulheres das comunidades quilombolas Três Barra e Buraco. “Essa foi a primeira atividade em que os integrantes do GEAF participaram juntos em Conceição do Mato Dentro. Tentamos por meio da ação entender a situação específica de trabalho das mulheres rurais quilombolas que exercem bordado como fonte agregada de renda. Esse trabalho é muito importante porque traz uma perspectiva diferente do assistencialismo que a gente vê sendo executado por outros grupos e instituições que atuam em locais comuns a nós”, esclareceu a integrante do GEAF, Agatha Bacelar. 
 
 
A atuação do grupo ocorreu por meio do projeto COMAGRI (Organização Rural por meio do Desenvolvimento de Comunidades de Agricultura Familiar no Município de Conceição do Mato Dentro-MG). Durante a ação, os estudantes foram divididos em duplas e aplicaram questionários para as famílias que exercem atividades com artesanato e bordado.  “A ação foi muito importante porque nos permitiu conhecer o dia a dia das bordadeiras da comunidade. Com isso, a gente conseguiu  construir um diálogo com elas o que nos proporcionou construir a caracterização do perfil socioeconômico dos núcleos familiares e das comunidades. Por meio dessas conversas, também levantamos, juntamente com a comunidade, diversos aspectos de cunho produtivo o que permitiu a expressão de diversos olhares sobre a atividade do bordado”, afirmou a médica veterinária e integrante do GEAF, Tainá Silva.    
 
Ao final da atividade, foi realizada uma reunião, com participação de todas mulheres entrevistadas, para que, assim, fosse feita uma discussão relativa às informações relatadas pela comunidade. Estiveram presentes no evento um vereador, pertencente a comunidade de Três Barras, e representantes da Secretaria Municipal de Cultura de Conceição do Mato Dentro.
  
 
O GEAF é composto por estudantes e pesquisadores dos cursos de Aquacultura, Ciências Socioambientais e Medicina Veterinária.Os integrantes que participaram da ação foram: Prof. Matheus (Professor de Extensão EV-UFMG), Agatha Bacelar (Graduanda de Ciências Sócio Ambientais), Alan Figueiredo (Graduando de Medicina Veterinária), Gisleine Oliveira (Graduanda de Medicina Veterinária), Henrique Costa (Graduando de Aquacultura), Luísa Leite (Graduanda em Medicina Veterinária), Mariana Brito (Graduanda em Medicina Veterinária), Kenia Souza (Mestranda em Aquacultura), Rosyane Coelho (Graduanda em Medicina Veterinária), Sara Maia (Graduanda em Medicina Veterinária), Tainá Silva (Graduada em Medicina Veterinária). 
 
 
Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276