Professora Zélia Lobato toma posse como primeira diretora da Escola de Veterinária

11.06.2018

Pela primeira vez, a Escola de Veterinária tem uma diretora.  A professora Zélia Inês Portela Lobato marcou a história da instituição na cerimônia de posse, realizada no dia 7 de junho, no auditório principal da Escola de Veterinária. No evento, Zélia assumiu o cargo de maior prestígio da casa ao lado do professor Roberto Maurício Carvalho Guedes, que assumiu o cargo de vice-diretor na gestão que se estenderá até 2022. 
 
O evento reuniu autoridades, docentes e discentes da Universidade. A mesa de honra foi composta pela reitora Sandra Goulart Almeida, pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, pela professora Zélia Inês Portela Lobato, pelo professor Roberto Maurício Carvalho Guedes, pelo professor Renato de Lima Santos e pela professora Sandra Gesteira Coelho. A cerimônia se iniciou com a o hino nacional tocado na viola pela ex-aluna da Escola de Veterinária, Letícia Leal.
 
   
 
O primeiro discurso da manhã foi o do professor Renato, que encerrou sua gestão relatando algumas das conquistas da diretoria da Escola nos últimos quatro anos, mesmo com os desafios orçamentários. Dentre as realizações, estão a inauguração da Unidade Multidisciplinar de Pesquisa Animal - Multilab e os níveis de excelência alcançados na avaliação dos programas de pós-graduação. Foi lido, em seguida, os termos de posse da direção e vice-direção. Eles foram assinados pela reitora e pelos professores que ocuparão os respectivos cargos. 
 
O professor emérito da Escola de Veterinária, Rômulo Cerqueira Lopes, fez um breve discurso de homenagem à nova gestão. Ele contou sobre a trajetória acadêmica da diretora Zélia Lobato, que foi sua orientanda desde a graduação em um projeto de iniciação científica e também no mestrado e no doutorado. 
 
A fala ressaltou a confiança do professor Rômulo na nova gestão que assumiu a diretoria: “temos um momento totalmente novo para a nossa comunidade com a eleição da primeira mulher a ocupar a direção da Escola. Mas, além da evolução das questões de gênero na sociedade, destacou que a professora Zélia tem como marca a capacidade de ouvir, de mediar relações e de valorizar o ser humano como elemento central do desenvolvimento institucional”.
 

A professora Zélia Lobato reiterou em seu discurso a importância da participação feminina no ambiente acadêmico, ressaltando os desafios que ainda são impostos às mulheres na sociedade e que se manifestam na presença de poucas em posições muito influentes. A professora citou, também, a necessidade de adoção de tecnologias inteligentes em todos os processos mundiais de produção agropecuária. Segundo ela, essa produção deve respeitar o meio ambiente, levando em conta a finitude dos recursos naturais.
 
Quanto aos planos para a gestão que se inicia, a atual diretora compartilhou suas expectativas para o trabalho que desenvolverá em parceria com o professor Roberto Maurício Guedes. Agradeceu a ele, que é o atual chefe do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias, por aceitar o desafio de assumir o cargo. “Espero que juntos possamos não só administrar o básico com competência, mas oxigenar as ideias dessa comunidade,  estimulando e motivando seus integrantes. Dialogar, pensar propostas e mudanças e propor políticas que farão diferença no crescimento dessa Escola e da UFMG”. Confira o discurso completo da professora Zélia Lobato no vídeo abaixo. 
 

 
A reitora Sandra Goulart Almeida encerrou a cerimônia com um discurso que abordou, entre outros assuntos, a importância da Escola de Veterinária no cenário acadêmico da UFMG pela sua excelência e transdisciplinaridade. Além disso, fez coro ao discurso da professora Zélia ao proferir o respeito à diretora e às outras mulheres que transitam pelo espaço acadêmico em todo o país.  Ela aproveitou também para agradecer à antiga gestão da diretoria da Escola de Veterinária e dar as boas vindas aos professores que assumiram os cargos até o ano de 2022.
 
 
Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276