Você conhece a Escuta Acadêmica da Escola de Veterinária?

08.06.2018

A Escuta Acadêmica da Escola de Veterinária da UFMG está em permanente construção. O serviço é executado pela servidora Margaret Araújo, que faz parte da Rede de Saúde Mental da UFMG. O  trabalho da Escuta Acadêmica vem sendo desenvolvido em rede com os demais setores da Universidade que atuam no acolhimento dos estudantes, de acordo com a política de Saúde Mental da UFMG.

Com todo respeito, cuidado e sigilo profissional o aluno que busca a escuta é acolhido, ouvido e orientado na busca de soluções às questões apresentadas. Nesse sentido é muito importante saber ouvir o que o aluno tem a dizer e buscar ampliar as suas possibilidades no ambiente acadêmico, apoiando-o mas ao mesmo tempo implicando-o nas questões e demandas apresentadas

Os atendimentos são realizados a partir de demanda espontânea, mas também podem ocorrer por indicações de outros estudantes, professores, da Comissão de “Bem com a Vida”, solicitação de familiares e busca Ativa. O agendamento é feito preferencialmente por telefone ou por e-mail, podendo também ser feito presencialmente pelo interessado. Os atendimentos ocorrem atualmente no Colegiado de Graduação em Medicina Veterinária – sala 264 (2º. Andar).

É importante salientar que o serviço de Escuta Acadêmica não possui poder de decisão, mas busca disponibilizar um espaço para o diálogo entre os alunos, professores e colegiados de curso - mediando, orientando, encaminhando e oferecendo subsídios às questões relacionadas ao desempenho acadêmico do aluno, questões que muitas vezes ultrapassam o  conteúdo meramente administrativo nos revelando problemas e conflitos pessoais e situações de sofrimento emocional e psíquico. A “Escuta Ativa” é a principal ferramenta utilizada, não caracterizando Psicoterapia ou mesmo Terapia.

Os atendimentos são registrados em formulário próprio e as demandas que necessitam de intervenções e/ou intermediações com outros setores são devidamente encaminhadas.

WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229