Conheça as atividades exercidas pelo projeto #ConectaLab

15.05.2018

Iniciando suas atividades em outubro de 2017, o projeto #ConectaLab visa estabelecer uma conexão direta entre laboratório, médicos veterinários formados e estudantes de graduação e pós-graduação, no que se refere a assuntos relacionados a metodologias laboratoriais, técnicas e interpretação de resultados. Coordenadora do projeto, a professora Fabíola Paes Leme nos explicou de onde partiu a iniciativa.
 
 
“O #ConectaLab tem uma ideia visionária de fazer uma conexão entre o laboratório e o principal usuário, que é o médico veterinário. Mas a ideia do projeto é um pouco mais ampla que isso. Com ele, pretendemos aumentar a divulgação do serviço oferecido, facilitar a interpretação, trazer ao proprietário o conhecimento do que pode estar acontecendo com o animalzinho dele. Além de outras várias facetas, como promoção da Escola de Veterinária, do Hospital e do laboratório, cursos de atualização, divulgação de material didático. Então, ele é bem mais completo do que só essa comunicação direta”, explica a professora.
 
O projeto surgiu da carência de comunicação entre os laboratórios e os profissionais do Hospital Veterinário. “Antes, prestávamos um serviço, mas conversávamos muito pouco. Então, por exemplo, quando tinha um resultado de exame que era crítico para o paciente, a gente ligava para o Hospital pra informar. Mas, a comunicação era muito pobre, pequena. Agora a gente está tentando fazer uma divulgação semanal de casos clínicos e pretendemos colocar lá na frente uma caixinha de perguntas anônimas para possamos ir retroalimentando o projeto ao respondê-las”, esclarece Fabíola.
 
A especialista avalia, ainda, os desafios dessa iniciativa. “O que motivou o projeto foi abrir esse canal de comunicação, que antes não existia, para esclarecer dúvidas e propor novidades. O que é uma mão de via dupla, porque a partir da resposta que a gente der pra questão do veterinário, talvez a gente também tenha que elaborar uma tecnologia nova para atender a essa demanda”, aponta.
 
 
Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276