Pós-graduação da Escola de Veterinária comemora 50 anos

20.03.2018

A pós-graduação da Escola de Veterinária UFMG, formada pelos programas de Zootecnia e Ciência Animal, completa 50 anos de existência. Durante todos esses anos os dois programas alcançaram excelência, e hoje são considerados importantes nucleadores de pesquisas e recursos humanos em todas as áreas da Medicina Veterinária, dentro e fora do país. Com conceitos 5 e 7 na CAPES, respectivamente, a pós-graduação da Escola visa fazer a diferença no mundo por meio do conhecimento. 
 
A coordenadora do programa de Ciência Animal, profª. Zélia Lobato, aponta o principal legado que a Pós-graduação construiu ao longo desse tempo. “O produto mais importante da pós-graduação são os nossos alunos, a formação deles. Temos parcerias nacionais e internacionais, o que é muito importante. Temos boa produção científica, avanços que trazem realmente novas informações científicas para o mundo. Nós construímos isso. Temos patentes que foram desenvolvidas de trabalhos realizados aqui. Mas, a formação dos nossos alunos é a coisa mais preciosa que fizemos.”
 
Para comemorar essa data, foi criada uma nova identidade visual que busca representar os valores que a pós-graduação cultivou ao longo dos seus 50 anos. 
  
A utilização da mesma logomarca para os dois programas mostra a importância da pós-graduação como um todo na instituição. A opção por utilizar uma mesma referência visual para representa-los tem como objetivo mostrar a relevância de ambos os programas dentro da Escola. Afinal, eles começaram juntos e caminharam durante muitos anos como um só programa. Hoje, a força e a excelência da pós-graduação da Escola é fruto tanto do Programa de Ciência Animal, quanto do Programa de Zootecnia. 
 
Na imagem, o globo faz alusão não só ao alcance internacional dos cursos, mas também à sua abrangência nas diversas áreas da Medicina Veterinária. A forma de cabeça humana que o envolve representa a mente e o aluno como foco principal da pós-graduação, na formação de pesquisadores e pensadores.
 
 
 
As cores utilizadas complementam esses significados. O amarelo está ligado ao intelecto e o estímulo da criatividade, e também remete ao otimismo e atenção. Já o verde, além de fazer uma conexão visual com a própria Escola de Veterinária, transmite segurança, solidez e coerência, representando a excelência e consolidação dos programas.
 
O coordenador do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, prof. Ronald Kennedy, destaca a importância do programa para Escola. “Isso mostra que Escola de Veterinária tem um dos programas mais antigos que se consolidou ao longo do tempo, e que vem servindo para a formação de recursos humanos qualificados pra fazer parcerias nacionais, internacionais e convênios. A Pós-graduação da Escola de Veterinária tem grande relevância no Brasil e uma ótima projeção internacional”, aponta.
 
 
 
 
 
Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276