Olhando para o céu: fevereiro tem programação especial de astronomia no Espaço do Conhecimento UFMG

06.02.2018

Em fevereiro, o Espaço do Conhecimento UFMG tem uma programação especial sobre astronomia! Além de sessões diárias no Planetário, oficinas levam os visitantes a uma divertida viagem pelo espaço, mostrando que é possível aprender ciência se divertindo. Informações em www.espacodoconhecimento.org.br ou pelo telefone (31) 3409-8350. O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários.
 
Nas quartas-feiras, às 14h, a aventura é garantida na oficina Brincando de Ser Cientista, que desafia a criançada a descobrir qual objeto está dentro de uma caixa sem poder abri-la, usando apenas os sentidos e a intuição. Os pequenos devem resolver o enigma por meio de métodos científicos, como criar argumentos e hipóteses. A atividade é indicada para maiores de 6 anos.
 
Já nas sextas-feiras, também às 14h, a diversão continua pelo nosso Sistema Solar, um complexo conjunto de oito planetas que giram ao redor do Sol. Você sabe qual é o maior deles? E o mais próximo do Astro Rei? Com o auxílio de um jogo de cartas, os visitantes vão descobrir essas e outras curiosidades na atividade Jogo do Sistema Solar, que tem classificação de 8 anos.
 
No final de semana, o público simula os movimentos e as posições de corpos celestes na oficina Teatro dos Planetas. Quais planetas podem ser observados a olho nu? Qual leva mais tempo para dar uma volta completa ao redor do Sol? A atividade aborda essas e muitas outras curiosidades nos sábados, às 14h. A classificação indicativa é de 6 anos.
 
E nos domingos, às 11h, a oficina Relógio de Sol ensina os participantes a definir a hora solar por meio dos pontos cardeais e das sombras projetadas pela luz do astro. Com uma tabela de conversão, é possível fazer correspondências com o horário apontado nos relógios convencionais. A atividade é indicada para quem tem 8 anos ou mais.
 
Planetário
 
De terça a domingo, o Planetário exibe diversos filmes para todas as idades. Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Confira a programação e a política de gratuidade e meia-entrada aqui.
 
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.
 
Serviço:
Brincando de Ser Cientista
 
Quando: quartas-feiras, às 14h
 
Classificação: a partir de 6 anos
 
Jogo do Sistema Solar
 
Quando: Sextas-feiras, às 14h
 
Classificação: a partir de 8 anos
 
Teatro dos Planetas
 
Quando: Sábados, às 14h
 
Classificação: a partir de 6 anos
 
Relógio de Sol
 
Quando: domingos, às 11h
 
Classificação: a partir de 8 anos
 
 
 
(Com Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG - (31) 3409-8352 / 9 7142-3287 - espacoufmg.comunicacao@gmail.com - www.espacodoconhecimento.org.br)
Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276