[BACK]
APIC leva alunos da Escola para região de Santa Rita do Sapucaí

28.12.2017

Entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro de 2017, 32 alunos do 7º período do curso de Medicina Veterinária participaram das Aulas Práticas Integradas de Campo (APIC). Conduzidos pelos professores da Escola de Veterinária da UFMG os estudantes visitaram a bacia leiteira de Santa Rita do Sapucaí, no sul do estado de Minas Gerais. Os alunos e professores, divididos em 5 grupos, percorreram mais de 25 fazendas com a produção média de leite entre 700 a 10 mil litros por dia, o que faz da bacia uma das mais importantes do estado.

A viagem teve coordenação dos professores Décio Souza Garça, Kelly Moura Keller, Camila de Valgas e Basto Castro, Erica Azevedo Costa, Maria Isabel Maldonado Coelho Guedes, tendo como principal objetivo a aproximação entre o conhecimento técnico e teórico. Nas aulas práticas realizadas nas fazendas os alunos têm a oportunidade de acompanhar a realidade prática do campo, e a chance de conhecer diversos sistemas de produção e os principais desafios encontrados, complementando assim à sua formação acadêmica como um todo. Além disso, os produtores rurais também tem a oportunidade de aprenderem novas técnicas de produção e manejo com o corpo docente da Escola de Veterinária, promovendo assim integração dos profissionais e da comunidade local.

Nesta APIC, foram ministradas aulas de diferentes áreas da Medicina Veterinária: Nutrição, com o professor Ricardo Reis e Silva, Bovinocultura de Leite, com a professora Bruna Figueiredo Silper, Clínica de ruminantes, com o professor  Antônio Ultimo de Carvalho e o professor Rodrigo de Meneses, Diagnóstico dos sistemas com os professores Lucio Carlos Gonçalves e professor Matheus Anchieta Ramirez, Sanidade Animal com os professores Kelly Moura Keller, Camila de Valgas e Bastos Castro, Maria Isabel de Azevedo, Maria Isabel Maldonado Coelho Guedes.

Dentre as atividades desenvolvidas, foi realizada uma palestra, ministrada pelo professor Antônio Último de Carvalho e professor Rodrigo de Meneses, com o tema “Criação de bezerras”. O público foi de aproximadamente de 90 pessoas sendo composto por alunos, professores e produtores locais.

O organizador local do projeto de extensão, Leonardo Lindouro, relatou sobre a importância da APIC para a região de Santa Rita do Sapucaí. Segundo ele, pelo fato da região ser uma das principais bacias leiteiras do estado,  ha necessidade de trazer o conhecimento e a experiência dos professores da UFMG. Dessa forma, é possível trazer benefícios tanto para os técnicos da região como para os alunos da Escola de Veterinária. Leonardo ainda ressaltou a satisfação dos proprietários das fazendas visitadas durante as aulas práticas, e o desejo de toda comunidade para que novas APIC´s sejam realizadas na região.

Para os alunos, foi uma experiência única para o desenvolvimento do trabalho em equipe, seja para montar sugestões aos produtores, ou para dividir as tarefas práticas durante a visita. Além da proximidade com os professores, os alunos podem abordam os assuntos de maneira mais aplicada.

As atividades desenvolvidas na APIC foram viabilizadas pelos patrocinadores: Araújo Agronegócios, MSD Saúde Animal e Cooperrita.

Caixa Postal 567, Campus Pampulha da UFMG
CEP 31270-901. Belo Horizonte, MG