No dia 05 de outubro, o ICB (Instituto de Ciências Biológicas) junto à PRPq ( Pró- reitoria de Pesquisa da UFMG) realizam o “Workshop sobre acesso ao patrimônio genético e conhecimento tradicional associado”. O evento, que acontecerá no auditório do CAD 2, é aberto para toda a comunidade acadêmica, sem necessidade de inscrição prévia.
Proporcionar conhecimento aos professores, alunos de pós-graduação e demais pesquisadores, sobre os avanços nesse tema ainda bastante controverso é o principal objetivo do Workshop, que contará com a participação do Sr. Keize Nagamati Junior, representante do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) e da Dra. Cláudia Magioli, coordenadora geral de patentes do INPI. O evento objetiva, também, oferecer aos pesquisadores da UFMG a oportunidade de expor seus questionamentos e solicitar mais informações e explicações sobre o acesso ao patrimônio genético e conhecimento tradicional associado, tema constantemente vivenciado no desenvolvimento de pesquisas que envolvem a utilização de material de origem biológica.
O CAD 2 está localizado próximo a Fafich, no campus Pampulha. Serão disponibilizados certificados de participação para aqueles que o solicitarem no dia do evento.
Mais informações com a Divisão de Acesso ao Patrimônio Genético (DAPG) da PRPq pelo endereço sadm@prqp.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-4030 e (31) 3409–3919.
Confira a programação:
9h45 – 10h: Abertura: Prof. Renato de Lima Santos, Pró-Reitor de Pesquisa da UFMG, Prof. Tomaz Aroldo da Mota Santos,Diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFMG).
10h – 11h: Apresentação do representante do CGen- Keize Nagamati Junior. Conceitos e esclarecimentos sobre patrimônio genético, solicitação de autorização de acesso e repartição de benefícios.
11h – 12h: Dra. Cláudia Santos Magioli – Coordenadora Geral de Patentes do INPI. Relação INPI X CGen: posicionamento do INPI diante de pedidos de patentes com acesso ao patrimônio genético.
12h – 14h: Almoço
14h – 15h: Prof. Adriano Monteiro de Castro Pimenta. Prof. Fabrício Rodrigues dos Santos. Apresentação de problemas enfrentados para o desenvolvimento de suas pesquisas e principais questionamentos.
15h – 18h: Debates