Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Você sabe como agir em casos de acidentes ou emergências na Escola de Veterinária?

Você sabe como se portar em casos de acidentes ou procedimentos de emergências na Escola de Veterinária da UFMG? Todos sabemos que situações como essas são complicadas e requerem paciência e certos cuidados. Por isso, listamos algumas orientações, passadas pela Gerência Ambiental e de Biossegurança da Escola de Veterinária, para ajudar toda nossa comunidade a enfrentar e lidar com esses problemas.
 
Dicas: 
1. Solicitar auxílio a quem que estiver mais próximo, ou procurar a GAB-VET e/ou brigadistas da unidade.
 
2. Comunicar o acidente ou emergência àqueles que estiverem presentes no local (principalmente em caso de acidentes que necessitem evacuação).
 
3. Comunicar ao responsável imediato (orientador, chefe do laboratório ou do departamento/órgão complementar, administração central da unidade).
 
4. Executar os procedimentos de emergência cabíveis à situação se houver condições – caso contrário, acionar os bombeiros (193), ou defesa civil (199), ou SAMU (192), conforme a necessidade.   
 
5. Em acidentes e/ou emergências com vítimas, fornecer suporte ou orientação:
Acidentes com vítima consciente e em condições de caminhar: conduzir e acompanhar a vítima ao Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST) para obter maiores orientações. O pessoal do DAST possivelmente orientará o paciente a encaminhar-se a uma UPA ou ao Hospital de preferência do mesmo.
Acidentes com vítima inconsciente ou sem condições de caminhar: chamar atendimento de emergência do DAST (3409 4499), SAMU (192) ou Bombeiros (193), ou conduzir o paciente a Hospital Pronto-Socorro (João XXIII ou Risoleta Neves).
 
6. Depois de assegurado o bem-estar da vítima, deve ser preenchido o Comunicado de Acidente, e o mesmo deve ser encaminhado às instâncias pertinentes.
O procedimento varia conforme o vínculo da pessoa com a UFMG (aluno, servidor ou terceirizado); formulários e instruções estão disponíveis no site da Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH) da UFMG. Para estudantes, orientações básicas estão no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFMG.
Procurar a Gerência Ambiental e de Biossegurança, e a Gerência de Recursos Humanos ou Seção de Pessoal da Escola de Veterinária para auxílio e acompanhamento do processo.
 
7. Para maiores detalhes, consultar orientações e formulários disponíveis em: https://www.ufmg.br/prorh/informativo-dast/
 
 
Caso haja necessidade, você também pode auxiliar na contenção de danos (acidentes de pequeno porte) e/ou à vítima (se você tiver orientação/treinamento e tranquilidade para tal) das seguintes formas:
Primeiros socorros: utilização de chuveiros e lava-olhos de emergência, massagem cardíaca, etc.
 
No caso de ocorrências que necessitem ajudas especiais, listamos alguns telefones úteis e de emergência:
Atendimento emergência DAST/UFMG. ………………………….…………3409-4499
Portaria Externa Escola de Veterinária……..……..….……………………….3409-2298
Portaria Interna Escola de Veterinár…….……………………………………..3409-2066
Divisão de Segurança Universitária..…………..………………..3409-4383/3409-4100
SAMU…………………………………………………………………………..………….…….…192
Corpo de Bombeiros.………………………….………………….…………………………….……193
Policia Militar……………………………………………………………………………….…….190
Polícia Civil …………………………………….….………………………………………..…..197
Defesa Civil ………………………………………………………………………………….……..199
Disque Denúncia …….………………………………………………………..….………………181
PROCO……………………………………………………………………………………….…….1512
IBAMA ……………………………………………………………………….………0800-618080
CEMIG…………………………………………………………………..…………………..116
COPASA………………………………………………………………….…………………115
 
 
 
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola