Você sabe como se portar em casos de acidentes ou procedimentos de emergências na Escola de Veterinária da UFMG? Todos sabemos que situações como essas são complicadas e requerem paciência e certos cuidados. Por isso, listamos algumas orientações, passadas pela Gerência Ambiental e de Biossegurança da Escola de Veterinária, para ajudar toda nossa comunidade a enfrentar e lidar com esses problemas.
Dicas:
1. Solicitar auxílio a quem que estiver mais próximo, ou procurar a GAB-VET e/ou brigadistas da unidade.
2. Comunicar o acidente ou emergência àqueles que estiverem presentes no local (principalmente em caso de acidentes que necessitem evacuação).
3. Comunicar ao responsável imediato (orientador, chefe do laboratório ou do departamento/órgão complementar, administração central da unidade).
4. Executar os procedimentos de emergência cabíveis à situação se houver condições – caso contrário, acionar os bombeiros (193), ou defesa civil (199), ou SAMU (192), conforme a necessidade.
5. Em acidentes e/ou emergências com vítimas, fornecer suporte ou orientação:
Acidentes com vítima consciente e em condições de caminhar: conduzir e acompanhar a vítima ao Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST) para obter maiores orientações. O pessoal do DAST possivelmente orientará o paciente a encaminhar-se a uma UPA ou ao Hospital de preferência do mesmo.
Acidentes com vítima inconsciente ou sem condições de caminhar: chamar atendimento de emergência do DAST (3409 4499), SAMU (192) ou Bombeiros (193), ou conduzir o paciente a Hospital Pronto-Socorro (João XXIII ou Risoleta Neves).
6. Depois de assegurado o bem-estar da vítima, deve ser preenchido o Comunicado de Acidente, e o mesmo deve ser encaminhado às instâncias pertinentes.
O procedimento varia conforme o vínculo da pessoa com a UFMG (aluno, servidor ou terceirizado); formulários e instruções estão disponíveis no site da Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH) da UFMG. Para estudantes, orientações básicas estão no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFMG.
Procurar a Gerência Ambiental e de Biossegurança, e a Gerência de Recursos Humanos ou Seção de Pessoal da Escola de Veterinária para auxílio e acompanhamento do processo.
7. Para maiores detalhes, consultar orientações e formulários disponíveis em: https://www.ufmg.br/prorh/informativo-dast/
Caso haja necessidade, você também pode auxiliar na contenção de danos (acidentes de pequeno porte) e/ou à vítima (se você tiver orientação/treinamento e tranquilidade para tal) das seguintes formas:
– Primeiros socorros: utilização de chuveiros e lava-olhos de emergência, massagem cardíaca, etc.
No caso de ocorrências que necessitem ajudas especiais, listamos alguns telefones úteis e de emergência:
Atendimento emergência DAST/UFMG. ………………………….…………3409-4499
Portaria Externa Escola de Veterinária……..……..….……………………….3409-2298
Portaria Interna Escola de Veterinár…….……………………………………..3409-2066
Divisão de Segurança Universitária..…………..………………..3409-4383/3409-4100
SAMU…………………………………………………………………………..………….…….…192
Corpo de Bombeiros.………………………….………………….…………………………….……193
Policia Militar……………………………………………………………………………….…….190
Polícia Civil …………………………………….….………………………………………..…..197
Defesa Civil ………………………………………………………………………………….……..199
Disque Denúncia …….………………………………………………………..….………………181
PROCO……………………………………………………………………………………….…….1512
IBAMA ……………………………………………………………………….………0800-618080
CEMIG…………………………………………………………………..…………………..116
COPASA………………………………………………………………….…………………115