A Comissão de Ética da UFMG é um órgão composto por professores e funcionários, e tem o objetivo orientar e aconselhar sobre a ética no serviço público. Este ano, a comissão busca ampliar e divulgar seus trabalhos dentro da UFMG, dando ênfase a educação ética de maneira a prevenir ações incompatíveis com a posição do servidor público.
A comissão representa todos os funcionários da universidade e busca a interação harmônica entre eles. Para tanto, ela age de maneira preventiva nas unidades do campus por intermédio dos representantes locais, e também é encarregada de apurar denúncias de procedimentos não condizentes a norma.
Atualmente, a Comissão se baseia nas normas do Código de Conduta da Alta Administração Federal, que serve de orientação a todos os servidores federais, mas já elaborou o próprio Código de Conduta Ética dos Servidores da Universidade que aguarda aprovação pelo Conselho Universitário. Este novo documento é específico para o contexto da universidade e é baseado nas necessidades e realidades internas, não deixando brechas para interpretações equivocadas.
A comissão é composta por 3 membros efetivos, 3 suplentes e os representantes locais de cada unidade da UFMG. Os membros efetivos junto aos suplentes são os responsáveis pelas deliberações do órgão, porém somente os membros efetivos têm poder de voto. Já os representantes locais, são os responsáveis por contribuir com trabalhos de comunicação e educação promovidos pelo órgão em suas respectivas unidades.
Representantes locais
Este trabalho preventivo pôde ser acompanhado no II Encontro com os Representantes Locais das Unidades, realizado no dia 19 de abril no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE). Neste encontro os representantes locais foram informados sobre suas atribuições, e foi discutida a capacitação dos mesmos pelo Curso de Gestão e Apuração da Ética promovido pela Comissão de Ética Pública (CEP). Foi também estudado a criação de um curso próprio de capacitação ética, baseado no curso promovido pelo CEP.
Se você se sentiu ofendido eticamente, ou têm dúvidas quanto a questões pertinentes do seu ambiente de trabalho, basta entrar em contato com o seu representante local. Na Escola de Veterinária a representante da comissão é a bióloga Érika Ramos de Alvarenga do Departamento de Zootecnia. Através do telefone (31) 3409-2218, você pode esclarecer suas dúvidas e se informar quanto aos procedimentos para convocar avaliações da comissão.