Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Você conhece a Biblioteca da Escola de Veterinária?

Hoje, dia 12 de março, é comemorado o dia do Bibliotecário e para lembrar desse importante profissional em nossa trajetória acadêmica conversamos com a equipe da Biblioteca da Escola de Veterinária da UFMG. Composta por sete membros, a equipe que coordena a Biblioteca é multidisciplinar. Wellington Marçal é o coordenador, e além dele a equipe conta com mais dois bibliotecários, Márcio Alves e Cristiane Gomes, além dos auxiliares administrativos Luis Aldo e Leila Gusmão e dos funcionários terceirizados Amanda e Warley. Marçal revela também que em breve dois estagiários formandos no curso de Biblioteconomia serão integrados à equipe, algo que não acontecia há dez anos.
 
Parte do acervo de 26 mil itens da Biblioteca
 
Segundo eles o relacionamento da Biblioteca com a comunidade da Escola de Veterinária está aquém do que poderia ser. Para Marçal, a Biblioteca está de braços abertos para os alunos, mas precisa de uma estratégia para mostrar que pode oferecer mais à comunidade estudantil do que já oferece, mas para isso seria preciso diminuir essa distância entre aluno e biblioteca que ele diz desconhecer o porquê de ela existir. “A gente precisava que a comunidade nos dissesse o que ela espera; o que ela desejaria que a Biblioteca oferecesse”, completa Marçal. 
 
O fluxo de estudantes na Biblioteca, segundo estimativa própria é de no máximo cinquenta pessoas por dia “quando muito”, apesar de a retirada de livros chegar a quase cem diariamente, de um acervo de aproximadamente 26 mil itens sem contar periódicos. O acervo não conta com atualização periódica, pois segundo eles a destinação de verba para aquisição de itens é cada ano menor e a possibilidade de doação de títulos está suspensa em função de uma nova diretriz do Governo Federal sobre doações à coisa pública através do Reuse e que a UFMG está passando por processo de adequação.
 
A Biblioteca da Veterinária conta com ampla infraestrutura e espaço de estudo. São várias cabines de estudo individual e salas com mesas para estudos em grupo, além de um xerox próprio para cópia de itens que não podem ser retirados do acervo. A mais nova aquisição da Biblioteca é a incorporação do LabGrad ao espaço. Márcio Alves explica que com a chegada dos novos computadores do LabGrad eles esperam ser possível ofertar novos cursos de informática. Além de toda essa infraestrutura a Biblioteca conta também com uma Sala de referência para auxílio aos alunos em suas pesquisas bibliográficas. "Inclusive eu já ouvi dizer que a nossa Biblioteca era uma das melhores bibliotecas na área da Veterinária" acrescenta Luiz Aldo.
 
Sala de informática do LabGrad incorporado à Biblioteca
 
 
Em relação à Biblioteca Central da UFMG, Marçal explica que é por meio do Sistema de Bibliotecas que são organizados workshops, palestras e cursos de melhoramento contínuo para os servidores, mas que, para além disso, seria essencial que os alunos dessem um feedback à equipe da Biblioteca sobre dúvidas e opiniões a respeito do que eles acham que a Biblioteca pode oferecer mais e melhor à comunidade. Conte pra gente sua visão!
 
A Biblioteca da Veterinária funciona no primeiro andar do Bloco G do primeiro andar da Escola de Veterinária, das 7h30 às 17h de segunda a sexta-feira e está aberta a todos os alunos para voltar a ser referência entre as Bibliotecas da área.
 
Corredor de Cabines de estudo individual 
 

Últimas Notícias

Junho de 2024
D S T Q Q S S
01
02030405060708
09101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola