Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Viola e veterinária: uma parceria de sucesso

Estudar na capital em um dos cursos com maior demanda no país, não significa abandonar as suas raízes. Prova disso, é a veterinária Letícia Leal. Especializada no cuidado de cavalos, ela aproveita as idas às fazendas para usufruir do estilo de vida campestre com sua viola. Como confirmação de que  música e veterinária tem mais em comum do que as pessoas imaginam, Letícia está entre os três finalistas do ‘Concurso de viola’ do Terra de Minas. 

Natural de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, Letícia Leal formou na Escola de Veterinária da UFMG em 2009.  “Sempre gostei de música raiz e de viola”, conta.  Ela afirma que as duas profissões, veterinária e música, estão relacionadas. “Ambas exigem sensibilidade e paixão inigualáveis, coexistindo dentro de um universo de ideais”.

Letícia conta que começou a tocar o instrumento há 6 anos, por lazer. “Quando tinha uns 14 anos de idade ganhei um cd do Almir Sater e me apaixonei”. E foi a admiração pelo trabalho do violeiro que despertou o interesse dela pela viola. “As músicas do Almir Sater mexiam tanto comigo que eu quis que elas saíssem de dentro de mim, e não do som. Foi isso que me fez querer tocar, mas só fui começar 3anos depois desse estalo,quando fiz 19 anos”, explica.

Para iniciar uma carreira profissional, a veterinária contou como apoio e incentivo da família e dos amigos. “Levei a viola para a casa do Tadeu Martins, produtor musical e contador de causos, amigo de infância da minha mãe. Ele me viu tocar e me incentivou a tocar profissionalmente”, comenta Letícia.

Após essa iniciação, a violeira percorreu um longo caminho. Ela começou tocando o Hino Nacional em Colações de Grau, em Solenidades da Escola de Veterinária da UFMG e na abertura da Exposição Nacional do Mangalarga Marchador. Além disso, Letícia já se apresentou no programa do violeiro Chico Lobo da TV Horizonte, no projeto Quinta Musical, e recentemente no projeto do Sesc-MG Canto e Viola. E como resultado de muito esforço e do envolvimento de toda a família, ela está na final da disputa musical promovida pelo programa Terra de Minas, da TV Globominas.

Para o concurso, a voleira escolheu uma música que foi tema de abertura no programa Globo Rural. “A música foi escolhida pelo grau de dificuldade, sonoridade e execução amplos. Além de ser de autoria de um dos maiores violeiros do Brasil, Almir Sater”, explica.

Como prova de que é possível tornar um sonho real, Letícia deixa um recado para os alunos da Escola. “Sempre corram atrás de seus sonhos e não deixem as dificuldades da vida atrapalhem a sua vontade de crescer, pois nós nunca vamos saber quando a oportunidade vai aparecer”, diz.

O ‘Concurso de Viola’ recebeu 815 inscrições, entre 13 de outubro e 7 de novembro. Destes, apenas três foram selecionados pelo júri.A votação para o concurso fica aberta até o dia 10 de dezembro. E o resultado será anunciado no dia 15 de dezembro, em edição especial do Terra de Minas.

Para participar da votação, clique aqui e siga as seguintes instruções: role a página pra baixo e veja o título Interatividade. Depois, é so clicar no botão "Participe" para escolher o candidato.
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola