O resultado do Vestibular da UFMG deverá ser divulgado até o final de janeiro, segundo previsão feita pela coordenadora do concurso, Vera Resende, após o término do quarto dia de provas. Para isso, os exames aplicados nos dias anteriores já estão sendo corrigidos.
“As provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira são aplicadas no primeiro dia, porque envolvem todos os candidatos, demandando maior tempo de correção”, comentou Vera Resende. E as outras provas, segundo ela, entram em correção assim que são realizadas, em um fluxo que permite a finalização do processo dentro do prazo previsto.
Na manhã de sexta-feira, 1.126 candidatos se ausentaram, 18,3% de abstençao, com registro de três eliminações por uso de equipamentos eletrônicos. À tarde, quando 10.520 candidatos fizeram provas – o maior número de candidatos por turno desta edição – não houve eliminações e 2.158 se ausentaram, o equivalente a 20,6%.
Ao todo, o índice de desistências chegou a 19%, definido como “alto” pela professora Vera Resende, mas menor que o do vestibular passado, superior a 20%. Segundo a coordenadora, foi um concurso tranquilo, apesar de 780 candidatos dos cursos de Psicologia e Engenharia de Controle e Automação terem sido transferidos do prédio do Coltec para o do Icex. “Deu tudo certo. Todos os candidatos fizeram provas", salientou Vera Resende.