Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Veja como foi a Conferencia Latinoamericana sobre cultivo de Peces Nativos!

Ocorreu na última semana, na Escola de Veterinária da UFMG, a sétima edição da Conferencia Latinoamericana sobre cultivo de Peces Nativos, organizada pelos professores Ronald Kennedy Luz, Gisele Cristina Favero e Cintia Labussière Nakayama. A Conferência reuniu pesquisadores de universidades conceituadas da América Latina que apresentaram palestras, minicursos e discutiram trabalhos sobre Aquacultura.

Esse tipo de contato entre diferentes Universidades e pesquisadores estimula a colaboração e o desenvolvimento científico como um todo, algo destacado pelos pesquisadores Cláudia Lagunes e Manuel Valensuela, da Universidade do México, em entrevista. Para Cláudia, essa troca é uma parte importante e vital para a formação dos estudantes, pois as forças de uma Universidade podem suprir as necessidades da outra. Manoel salientou que com o aprendizado adquirido fora da Universidade de origem, o pesquisador consegue aumentar o nível de seu trabalho. Jorge Aristizabal, especialista em piscicultura da Colômbia, corrobora com a opinião dos outros pesquisadores, para ele, a comunicação entre Universidades de diferentes países é fundamental, por isso espaços onde pesquisadores de diferentes locais se reúnem são de extrema importância.

“Eventos como a Conferencia Latinoamericana sobre cultivo de Peces Nativos são os locais ideais para promover encontros como esse, fazendo com que sua realização seja de extrema importância” disse o oceanógrafo Vito Antônio, participante do evento, em entrevista. Ele ainda acrescentou: “a sétima edição do evento foi muito especial, pois foi o meu primeiro evento depois do início da pandemia. Então foi muito bacana voltar em um evento como esse e ver todo mundo, pessoas que a gente já conhece e conhecer novas pessoas. O evento está bem organizado, conseguiu agrupar grandes pesquisadores. Eu acho que ele vai dar grandes resultados para para o desenvolvimento das pesquisas na para aquicultura".

No entanto, a sua realização é extremamente desafiadora. Para o zootecnista André Lima Ferreira, que fez parte da equipe de organização da Conferência, a falta de auxílio governamental para a realização de eventos internacionais prejudica a qualidade do evento, pois o custo de trazer palestrantes de outros países é muito alto, custo esse que impossibilitou que pesquisadores que atualmente trabalham em países da Europa fizessem palestras na Conferência.

André também falou sobre a importância de discutir e realizar pesquisas na área de peixes nativos tanto no Brasil como na América Latina: "Nós sabemos que o carro-chefe da produção no Brasil hoje é a tilápia, uma espécie exótica, mas nós brasileiros temos uma diversidade de espécies nativas que têm potencial aquícola. Então temos que incentivar a até mesmo ao marketing para dar preferência [às espécies nativas] não só pelo preço, mas também a questão também pelo valor nutricional e pela qualidade da carne do filé desses peixes”.

O último dia do evento contou com a premiação dos melhores trabalhos apresentados durante o evento, cuja lista completa pode ser vista aqui, e com o anúncio da sede da próxima Conferencia Latinoamericana sobre cultivo de Peces Nativos: Medellín, na Colômbia. O pesquisador colombiano Jonny Blandón encerrou essa edição da Conferência com uma apresentação da cidade. 

Acesse aqui todas as fotos do evento. Confira também o resumo de todos os trabalhos apresentados durante a Conferência. Além disso, escute as entrevistas completas.

 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola