Oito universidades da Suécia vão apresentar aos estudantes da UFMG oportunidades de estudo naquele país, em evento na próxima quarta-feira, dia 17, na Escola de Engenharia, no campus Pampulha. A palestra terá início às 11h, no auditório 1.014 da unidade. Os estandes das instituições estarão abertos das 11h às 16h, no saguão próximo ao auditório.
O projeto Study in Sweden (www.studyinsweden.se) promove o primeiro ciclo de palestras de universidades suecas no Brasil, entre os dias 15 e 18 de abril. O objetivo da iniciativa é atrair brasileiros para estudar no país por meio do programa Ciência Sem Fronteiras, iniciativa do governo brasileiro de concessão de bolsas a estudantes das áreas de Ciência e Tecnologia. No total, há duas mil vagas disponíveis para brasileiros na Suécia e todas as despesas serão pagas pelo programa do governo.
As universidades Lund, Mälardalen, Uppsala, KTH, Umeå, Linköping, Skövde e Malmö visitarão Porto Alegre (UFRGS e PUC), Curitiba (UFPR), Belo Horizonte (UFMG) e São Paulo (USP). Mas são 26 as instituições de ensino suecas que oferecem oportunidades. Durante o ciclo de palestras, acadêmicos como Donnie Lygonis, professor do Royal Institute of Technology de Estocolmo, falarão sobre inovação, liderança e criatividade na Suécia. Os representantes das universidades também ficarão de plantão em estandes para tirar dúvidas sobre o programa.
A Suécia acolhe hoje cerca de 40 mil alunos estrangeiros e a língua oficial da maioria dos cursos universitários é o inglês. Cinco universidades suecas integram o ranking das 150 melhores universidades do mundo, de acordo com a publicação Times Higher Education.
Redação: Cedecom