Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Unileite encerra ciclo em Curvelo

 
 
O Unileite(Projeto de Melhoria do Leite e Controle da Mastite) realizou no último sábado, 7 de junho, o 10º Dia de Campo. Na ocasião, houve o encerramento das atividades do ciclo 2013/2014 no município de Curvelo e região. O encontro foi na Fazenda Asa Branca. No evento, produtores rurais, alunos da Escola e funcionários das fazendas assistiram a palestras ministradas pelos representantes da Vallée, CCPR  e pelo coordenador do projeto, professor Lívio Molina.
 
O X dia de Campo Unileite começou com a divisão dos presentes em três grupos. Os participantes passaram por três estações, onde foram dadas as palestras. Neste ciclo de Curvelo, 41 ordenhadores foram treinados e capacitados. Durante o evento houve a premiação do melhor ordenhador do ciclo para o funcionário Adilson Rodrigues da Silva, da Fazenda Santa Felicidade. Já a melhor equipe de ordenha foi da Fazenda Asa Branca.
 
   
 
O Unileite tem o objetivo de implantar práticas para prevenção e controle da mastite e produção de leite com qualidade. Durante o ciclo, várias fazendas de uma região são assistidas por alunos de medicina veterinária que orientam os produtores sobre as melhores formas de controle da mastite e produção de leite com qualidade.
 
O projeto é bom para os alunos e para a sociedade, como afirma Adriana Rachid, coordenadora de equipe, “há um aprendizado mútuo entre alunos e produtores”. Para João Leonardo, também coordenador de equipe, o Unileite coloca o “estudante em contato com dia-dia da fazenda, além da fazenda ter um enriquecimento diário, com as orientações técnicas, as reuniões, os planos de ações. É uma via de mão dupla, o estudante aprende assim como a fazenda”. 
 
Durante o dia de campo, o Unileite comprovou a importância dos trabalhos realizados. Segundo o professor Lívio Molina, “o projeto conseguiu uma redução de 53% na contagem de células somáticas e mais de 30% na redução de bactérias no leite das fazendas trabalhadas. Além da inserção de todas as fazendas na normativa 62 do Ministério da Agricultura, demonstrando que todas elas estão produzindo leite de qualidade”.
 
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola