Universidade Federal de Minas Gerais

Um novo semestre e uma nova turma

A Escola de Veterinária da UFMG recebeu os calouros dos cursos de Medicina Veterinária e Aquacultura em uma solenidade realizada no dia 6 de março, no Auditório Prof. Mário de Souza Couto Barbosa.

O evento este ano teve um sabor especial para a Escola que completa 80 anos em 2012. A vice-diretora da escola, Zélia Inês Portela Lobato, parabenizou os alunos pela escolha do curso e desejou sucesso na profissão escolhida por eles. “Uma das maiores alegrias que temos como professores universitários é essa convivência com a juventude. A turma de Aquacultura é a sétima turma que entra na escola e a turma de Veterinária a centésima vigésima sétima. No final do semestre passado estávamos aqui nos despedindo da turma do décimo período de veterinária, que há pouco tempo atrás, estavam aí sentados como vocês na cadeira de calouros”, relembrou.

A professora também aproveitou o momento para falar aos novos alunos da missão dos profissionais inseridos na Escola e de como a chegada deles é importante para a renovação acadêmica. “É nossa missão formar veterinários e aquacultores para exercer sua profissão com competência e ética. Um novo semestre, uma nova turma. É um ciclo que está sempre se renovando, pois a juventude dos alunos nos dá o pique necessário para ensinar e também aprender.”

Foi feita uma apresentação sobre os departamentos, as instalações e toda a estrutura física e administrativa da Escola. “Espero que vocês aproveitem bastante a vida universitária, não só a Escola de Veterinária mas a própria UFMG, que têm projetos culturais, esportivos e científicos, debates e muitos cursos. Vocês terão a oportunidade de viver a multidisciplinaridade e entrar em contato com alunos e professores de outras unidades.”

Também estiveram presentes uma assistente social da FUMP, que explicou aos alunos como eles podem ter acesso aos programas de assistência estudantil que vão de auxílio moradia até um intercâmbio internacional.

Nivaldo da Silva, que além de professor da Escola é presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (CRMV-MG), também esteve presente na recepção lembrando a importância da profissão e dando uma palavra de incentivo aos alunos. “A veterinária é uma profissão regulamentada. Isso quer dizer que só aquele que é profissional pode exercer a atividade e isso é um grande privilégio para nós. No ano passado, completamos 100 anos da Veterinária no Brasil. A palavra que tem que reger a profissão de vocês é ética. Tenham liderança, saibam se comunicar e se esforcem para ser o melhor profissional”, concluiu.